A influência de documentos curriculares nacionais e locais de Educação Física - 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental - nas aulas de Educação Física de um município de médio porte da região metropolitana do estado do Rio de Janeiro

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMattos, Luiz Otavio Neves-
Autor(es): dc.contributorCorrea, Adriana Martins-
Autor(es): dc.contributorExtremera, Marta María Olmo-
Autor(es): dc.creatorVasconcellos, Amanda de Souza Xavier-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:20:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:20:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-24-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27075-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768609-
Descrição: dc.descriptionO estudo tem por objetivo constatar a influência dos Parâmetros Curriculares Nacionais e das Orientações Curriculares de Educação Física – 6° ao 9° no planejamento e atuação dos professores de Educação Física do ensino fundamental das escolas de um Município de médio porte da Região Metropolitana do Rio de janeiro. Tem caráter qualitativo descritivo e, como método de captação de dados, faz uso de entrevista semiestruturada, aplicada à Coordenadora de Educação Física do Município Casa. A revisão de literatura foi realizada em quatro periódicos de boa circulação na área de Educação Física: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, Revista Motrivivência, Revista Movimento e Journal Of Physical Education e nos Anais do GTT Escola (Grupo de Trabalho Temático 5), do Colégio Brasileiro do Esporte (CBCE). O recorte temporal do estudo foi definido entre os anos de 2000 e 2019. A investigação captou indícios de que os professores de Educação Física do Município Casa possuem nível médio de compreensão das normativas curriculares nacionais - PCN (BRASIL, 1998) e das Orientações Curriculares Municipais de Educação Física (2012), entretanto, estes documentos não têm chegado ao “chão da escola” por falta de domínio técnico por parte dos professos, no que se refere aos conteúdos presentes nos documentos curriculares e pela predominância dos jogos e esportes em relação às outras práticas corporais que compõem o currículo da Educação Física.-
Descrição: dc.descriptionThe study aims to verify the influence of National Curriculum Parameters and Physical Education Curriculum Guidelines - 6th to 9th in the planning and performance of Physical Education teachers in elementary schools in schools in a medium-sized municipality in the Metropolitan Region of Rio de Janeiro. The literature review was conducted in four journals of good circulation in the area of Physical Education: Brazilian Journal of Physical Education and Sport, Motrivivência Magazine, Movimento Magazine and Journal Of Physical Education and in the Anais of the GTT Escola (Thematic Working Group 5), of the Brazilian College of Sport (CBCE). The time frame of the study was defined between the years 2000 and 2019.The investigation captured evidence that physical education teachers in the Municipality House have medium level of understanding of curriculum norms (BRASIL, 1998) and the Municipal Curriculum Guidelines of Physical Education (2012), however, these documents have not reached the "ground lack of technical mastery on the part of the professed, with regard to the contents present in curriculum documents and the predominance of games and sports in relation to the other body practices that make up the curriculum of the Physical education.-
Descrição: dc.description51 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo-
Palavras-chave: dc.subjectConteúdos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Palavras-chave: dc.subjectParâmetros Curriculares Nacionais-
Palavras-chave: dc.subjectPhysical education-
Palavras-chave: dc.subjectCurriculum-
Palavras-chave: dc.subjectContent-
Título: dc.titleA influência de documentos curriculares nacionais e locais de Educação Física - 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental - nas aulas de Educação Física de um município de médio porte da região metropolitana do estado do Rio de Janeiro-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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