Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ostetto, Luciana Esmeralda | - |
Autor(es): dc.contributor | Mello, Marisol Barenco de | - |
Autor(es): dc.contributor | Albano, Ana Angélica Medeiros | - |
Autor(es): dc.contributor | Guedes, Adrianne Ogêda | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4266653110288879 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7470127128501920 | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Greice Duarte de Brito | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:20:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:20:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15206 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768576 | - |
Descrição: dc.description | Conhecer as histórias de formação de professoras da Educação Infantil, para identificar e dar visibilidade à dimensão estética constituída em seus percursos, foi o objetivo central da presente pesquisa. Nessa direção, pretendendo analisar a presença da arte nas experiências formativas docentes, para reconhecer tempos e espaços que marcaram tais experiências, abriu espaço para a escuta e acolhimento das memórias e narrativas de quatro professoras de Educação Infantil que participaram do programa “Arte e aprendizagem na primeira infância”, oferecido pela Casa Daros, instituição cultural do Rio de Janeiro. A formação é aqui concebida a partir do desenvolvimento da identidade profissional, conectada à dimensão humana da pessoa professor e professora, abarcando sua inteireza de ser no mundo. As abordagens (auto)biográficas, por valorizarem as histórias de vida e formação no processo de fazer-se docente, foram assumidas como pressupostos teórico-metodológicos que sustentaram a realização de entrevistas narrativas com as participantes da pesquisa. O material biográfico produzido foi organizado em pequenas histórias, capturando experiências sensíveis consideradas significativas pelas narradoras, configurando itinerários de formação estética. Em tais itinerários percebe-se que a formação do gosto, a apreciação da arte e do fazer artístico, a ampliação dos sentidos, não foram propiciadas pela escola, mas fertilizadas na natureza, marcadamente na infância, com a família; o olhar que vai passear no museu e instituições culturais, experimentado em tempos-espaços de formação continuada e na relação profissional, é igualmente uma marca nos percursos em diálogo. A análise do lugar da arte nas trajetórias de vida das professoras-narradoras apontou a necessidade de se pensar propostas de formação que provoquem todos os sentidos – aisthesis –, ajudando a mobilizar saberes sensíveis, potencializando a imaginação e o poder de criação de professoras e professores; indicou, por fim, que a aproximação aos itinerários e processos formativos docentes pode contribuir para se (re)pensar propostas de formação, inicial e continuada, no contexto da Educação Infantil atual, a qual está a exigir profissionais que incorporem as questões artísticas, culturais, éticas e estéticas na prática pedagógica com as crianças | - |
Descrição: dc.description | To know the stories of the formation of teachers of Early Childhood Education, to identify and give visibility to the aesthetic dimension constituted in their courses, was the central objective of the present research. In this direction, intending to analyze the presence of art in teacher training experiences, to recognize times and spaces that marked such experiences, opened space for listening and receiving the memories and narratives of four teachers of Early Childhood Education who participated in the program "Art and learning in First childhood, "offered by Casa Daros, a cultural institution in Rio de Janeiro. The formation is conceived here from the development of the professional identity, connected to the human dimension of the person teacher and teacher, embracing its wholeness of being in the world. The (self) biographical approaches, by valuing the life histories and formation in the process of becoming a teacher, were assumed as theoretical and methodological assumptions that supported the accomplishment of narrative interviews with the participants of the research. The biographical material produced was organized in small histories, capturing sensitive experiences considered significant by the narrators, forming itineraries of aesthetic formation. In such itineraries one can perceive that the formation of taste, the appreciation of art and artistic work, the expansion of the senses, were not propitiated by the school, but fertilized in nature, markedly in childhood, with the family; The look that is going to stroll in the museum and cultural institutions, experienced in times-spaces of continuous formation and in the professional relation, is also a mark in the routes in dialogue. The analysis of the place of art in the life trajectories of the teacher-narrators pointed out the need to think of training proposals that provoke all the senses - aisthesis -, helping to mobilize sensitive knowledge, potentiating the imagination and the power to create teachers and teachers ; Finally, it was pointed out that the approach to the educational itineraries and training processes can contribute to (re) thinking about proposals for initial and continuing training in the context of the current Early Childhood Education, which is demanding professionals who incorporate artistic, cultural , Ethical and aesthetic in pedagogical practice with children | - |
Descrição: dc.description | 174 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação estética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte e infância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativas autobiográficas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estética (Arte) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativa pessoal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aesthetic education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Art and childhood | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autobiographical narratives | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Child education | - |
Título: dc.title | De dentro pra fora, de fora pra dentro: itinerários de formação estética de professoras da educação infantil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: