Patrimônio e educação : desafios para o processo de ensino- aprendizagem

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHenriques, Eda Maria de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorCPF:34446621734-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4721133Y2-
Autor(es): dc.contributorPerez, Carmen Lucia Vidal-
Autor(es): dc.contributorCPF:63789647772-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4794029A5-
Autor(es): dc.contributorAraújo, Mairce da Silva-
Autor(es): dc.contributorCPF:80090766022-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1157936975342255-
Autor(es): dc.creatorViana, Uhelinton Fonseca-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:20:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:20:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2009-09-16-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2009-06-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17271-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768573-
Descrição: dc.descriptionThis work has the objective to discuss the complexity of the conception of patrimony, mainly in its relations with education and the process of teaching-learning at school. The theoretical contributions of Jeudy and Vygotsky collaborate respectively, to elucidate the open of the conception of patrimony, as well as the relevancy of thinking about the culture of the social contexts as an important element for the process of teaching-learning. In order to search the conceptions of patrimony that are present in the context of school, it has been utilized the analysis of principal documents of the school planning, as well as specific documents of the school, beyond the happening of a focal group with teachers of primary school in a school of Duque de Caxias city. By means of the explained methodological procedures, this research could verify conceptions of culture and patrimony, in which the idea of culture adjust, in general, to its most traditional meaning, and to work with patrimony at this school means extra classes and classes for students to go out school with the goal of acquiring culture and educating students, valuing mainly the historical and artistical monuments and touristic points of Rio de Janeiro city. The dialog accomplished by this work between Jeudy's and Vygotsky's discussion about patrimony and culture and the questions brought by the analysis of documents and the reports of teachers of Duque de Caxias school, can contribute for the expansion of its potential with the processes of teaching-learning.-
Descrição: dc.descriptionConselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como objetivo discutir a complexidade da concepção de patrimônio, principalmente em suas relações com a educação e o processo de ensino-aprendizagem na escola. As contribuições teóricas de Jeudy e Vygotsky colaboram respectivamente, em explicitar a ampliação da concepção de patrimônio, bem como a relevância de se pensar a cultura dos contextos sociais como elemento importante para processo de ensinoaprendizagem. Para pesquisar as concepções de patrimônio que estão presentes no contexto escolar, utilizou-se a análise de documentos norteadores do planejamento escolar, bem como documentos específicos da escola, além da realização de um grupo focal junto a professores do primeiro ciclo do Ensino Fundamental de uma escola de Duque de Caxias. Mediante aos procedimentos metodológicos explicitados, a pesquisa pôde constatar concepções de cultura e patrimônio, onde a ideia de cultura se orienta, de maneira geral, ao seu sentido mais tradicional, e que trabalhar com patrimônio nesta escola remete a aulas extraclasse e a passeios com objetivo de adquirir cultura e a educar o aluno, valorizando principalmente os monumentos históricos, artísticos e pontos turísticos do Rio de janeiro. O diálogo realizado por este trabalho entre a discussão de Jeudy e Vygotsky sobre patrimônio e cultura e as questões trazida pela análise dos documentos e dos relatos dos professores da escola de Duque de Caxias, podem contribuir para a ampliação de seu potencial junto aos processos de ensino-aprendizagem.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem-
Palavras-chave: dc.subjectSubjetividade-
Palavras-chave: dc.subjectCultura-
Palavras-chave: dc.subjectProdução de conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectProcessos educativos-
Palavras-chave: dc.subjectProcessos culturais-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectPatrimônio cultural-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectPatrimony-
Palavras-chave: dc.subjectCulture-
Palavras-chave: dc.subjectProcess of teaching-learning-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titlePatrimônio e educação : desafios para o processo de ensino- aprendizagem-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.