Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Marques, Adílio Jorge | - |
Autor(es): dc.creator | Abreu, Raíssa Antônio de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:20:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:20:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/12514 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768525 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho monográfico teve por princípio dissertar e, também tendo como proposta, sobre o pertinente tema que hoje é bem discutido entre pesquisadores: a inserção da História da Ciência nas escolas como ferramenta fundamental nas aulas de Física e com tema, especificamente, deste trabalho para ensinar sobre Galileu e a queda dos corpos. Então, neste foi realizada, como metodologia, a análise de livros didáticos para estudar como eram apresentados, didaticamente nos mesmos, se a História da Ciência era utilizada como veículo de ensino ao falar sobre um dos grandes gênios da Física e também promovedor da grande ascensão desta ciência, como é considerado por muitos: Galileu Galilei e também sobre um de seus temas estudados, que também corroborou para a quebra do monopólio aristotélico: a queda dos corpos. E posteriormente com aplicações de dois questionários discursivos e uma aula demonstrativa em que se utilizava o tema analisado nos livros didáticos. Mediante pesquisa foi compreendido que sim, há uma grande carência deste conteúdo nas escolas e unânime aceitação dos alunos perante apresentação da aula demonstrativa e respostas obtidas através dos questionários com a inclusão da História da Ciência. | - |
Descrição: dc.description | This monographic work had as a principle to discuss and, also having as a proposal, the pertinent theme that today is well discussed among researchers: the insertion of the History of Science in schools as a fundamental tool in physics classes and with theme, specifically, of this work for teach about Galileo and the fall of bodies. So, as a methodology, the analysis of didactic books was carried out to study how they were presented, in a didactic way, if the History of Science was used as a teaching vehicle when speaking about one of the great geniuses of Physics and also a promoter of the great ascent of this science, as it is considered by many: Galileo Galilei and also on one of his subjects studied, which also corroborated for the break of the Aristotelian monopoly: the fall of the bodies. And later with applications of two discursive questionnaires and a demonstrative class in which the theme analyzed in the textbooks was used. Through research it was understood that yes, there is a great lack of this content in the schools and unanimous acceptance of the students before presentation of the demonstrative class and answers obtained through the questionnaires with the inclusion of the History of Science. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Galileu | - |
Palavras-chave: dc.subject | Queda dos corpos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livro didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Galileu | - |
Palavras-chave: dc.subject | Queda dos corpos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livro didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | History | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Galileo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fall of two bodies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didactic Book | - |
Título: dc.title | O uso do livro didático no ensino médio: podemos usar a história da ciência para ensinar sobre Galileu e a queda dos corpos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: