Políticas públicas de cotas: um estudo de caso sobre a influência da educação superior na mobilidade social

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, André-
Autor(es): dc.contributorLima, Raphael Jonathas da Costa-
Autor(es): dc.contributorVieira, Edson Trajano-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4698761767938605-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4359400160165099-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7375738037025795-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4889417479100303-
Autor(es): dc.creatorSilva, Luís Felipe Oliveira Alves da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:20:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:20:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-14-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-14-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22088-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22409/PPGA.2021.mp.13416026721-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768524-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa é de natureza aplicada, com abordagem quanti-qualitativa. Quanto aos objetivos propostos, a presente pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva. Quanto ao procedimento técnico, este é um estudo de caso sobre a mobilidade social dos egressos da Universidade Federal Fluminense (UFF) - RJ, onde são comparados dois tipos de egressos: cotistas e não cotistas. Para alcançar este objetivo são realizados levantamento bibliográfico, pesquisa documental e pesquisas junto a atores locais, como egressos da UFF. Foi realizado um levantamento bibliográfico preliminar em bases de dados internacionais e nacionais, como Web of Science, Scopus e Scielo acerca dos principais temas que sustentam a pesquisa. A pesquisa documental trata as legislações, como a Lei Federal nº12.711/2012, legislações estaduais, Projetos de Lei e Pareceres. Como fonte de coleta de dados primários foi enviado um questionário para os egressos da UFF e, posteriormente, realizado entrevistas. A análise dos dados coletados ocorreu por meio de análise estatística descritiva para os dados quantitativos e de análise de conteúdo para os dados qualitativos. Com a aplicação dos métodos em busca do alcance dos objetivos específicos, percebeu-se que ambos os perfis de egressos demonstram ter perspectivas de ascensão social. Entretanto, a mobilidade social ocorre de maneiras distintas entre os cotistas e não cotistas. As duas diferenças principais observadas são o tempo em que a mobilidade social ocorre, sendo atingida mais rápido pelos cotistas, e a quantidade de níveis que podem os egressos podem ascender, maior para os cotistas. Os resultados corroboram com a literatura, demonstrando que a educação é a variável mais influente no processo de mobilidade social.-
Descrição: dc.descriptionThe present research is of an applied nature, with a quanti-qualitative approach. As for the proposed objectives, the present research is characterized as exploratory and descriptive. As for the technical procedure, this is a case study on the social mobility of the graduates of Universidade Federal Fluminense (UFF) - RJ, where two types of graduates are compared: quota students and non-quota students. To achieve this objective, bibliographic surveys, documentary research and research with local actors, such as graduates from UFF, are carried out. A preliminary bibliographic survey was carried out in international and national databases, such as Web of Science, Scopus and Scielo about the main themes that support the research. Documentary research deals with legislation, such as Federal Law No. 12,711 / 2012, state laws, Draft Laws and Opinions. As a source of primary data collection, a questionnaire was sent to UFF graduates and, subsequently, interviews were conducted. The analysis of the collected data occurred through descriptive statistical analysis for quantitative data and content analysis for qualitative data.With the application of the methods in search of the achievement of the specific objectives, it was noticed that both profiles of graduates demonstrate to have perspectives of social ascension. However, social mobility occurs in different ways between quota holders and non-quota holders. The two main differences observed are the time in which social mobility occurs, being reached faster by quota holders, and the number of levels that graduates can rise, higher for quota holders. The results corroborate with the literature, demonstrating that education is the most influential variable in the process of social mobility.-
Descrição: dc.description113 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherVolta Redonda-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCotas-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectMobilidade social-
Palavras-chave: dc.subjectPoliticas públicas-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectProgramas de ação afirmativa-
Palavras-chave: dc.subjectMercado de trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectQuotas-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectSocial mobility-
Palavras-chave: dc.subjectPublic policy-
Título: dc.titlePolíticas públicas de cotas: um estudo de caso sobre a influência da educação superior na mobilidade social-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.