Gênero e educação escolar: uma análise das políticas públicas no município de São Luís - MA (2003 - 2014)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorShueler, Alessandra Frota Martinez de-
Autor(es): dc.contributorNunes, Iran de Maria Leitão-
Autor(es): dc.contributorSepúlveda, Denise de Aguiar Xavier-
Autor(es): dc.contributorSepúlveda, José Antonio-
Autor(es): dc.contributorAlves, Cláudia-
Autor(es): dc.contributorRizzini, Irma-
Autor(es): dc.creatorPinheiro, Suly Rose Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:20:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:20:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-18-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14665-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768519-
Descrição: dc.descriptionNesta tese, teve-se como objetivo entender de que forma, entre os anos 2003 e 2014, as políticas públicas de gênero foram operacionalizadas pela Secretaria Municipal de Educação de São Luís (SEMED), por meio de seus instrumentos políticos e pedagógicos, identificando-se como essas políticas se consolidaram na Proposta Curricular do Ensino Fundamental de 6 a 14 anos. Como categorias de análise foram contempladas políticas públicas e gênero, e, com base na análise no campo das políticas públicas, se referenciaram estudos de Stephen Ball (2001, 2004), Eneida Shiroma (2001), Eloisa Höfling (2001), por se considerar que este/as têm contribuído com estudos que possibilitam compreender-se como as políticas são produzidas e realizadas. Sobre os estudos de gênero, tomou-se como referências: Carla Pinsky (2009), Flávia Biroli (2018), Fúlvia Rosemberg (2012), Joan Scott (1989, 2012) e Joana Pedro (2011), autoras que contribuem com análises sobre as perspectivas de gênero frente ao avanço do conservadorismo e do fundamentalismo. Ainda sobre gênero, apresenta-se uma trajetória historiográfica com a intenção de mostrar como gênero se constituiu categorias de análise, conforme Joan Scott. Mostram-se os marcos legais sobre gênero, operacionalizados pelo Estado brasileiro no período em que esta pesquisa se localiza e argumenta-se como essas políticas estão alinhadas com as políticas públicas para gênero em São Luís. Analisam-se os marcos referenciais curriculares da Secretaria, bem como as Propostas, os Programas e Relatórios de Ações. Evidencia-se que as demandas dos movimentos feministas foram responsáveis por conquistas históricas, as quais, na atualidade, estão representadas em marcos legais por ações e programas de governos. Com base nas análises documentais, das entrevistas semiestruturadas e de estudos bibliográficas, foi possível identificar-se o lugar das relações de gênero nos marcos referenciais da SEMED. Identifica-se que numa conjuntura política e social em que as conquistas de políticas públicas para gênero têm sofrido intervenções de posições conservadoras, a Secretaria Municipal de Educação de São Luís referência as questões de gênero em suas Propostas Curriculares – marcos conceituais. Por fim, considera-se que as invisibilidades das diversidades em marcos referenciais curriculares fortalecem o avanço do conservadorismo, uma vez que a educação é um campo de luta por excelência e que as lutas implementadas frente à defesa de uma sociedade igualitária é um dos caminhos imprescindíveis para se constituir uma sociedade não sexista e não discriminatória. Por meio das análises aqui elaboradas, pretende-se contribuir com os estudos de gênero no intuito de mostra que a educação é um campo de confluências na luta por igualdades-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionDans cette thèse, on a eu le but de comprendre comment, entre les années 2003 et 2014, les politiques publiques de genre ont été opérationnalisées par le Secrétariat Municipal de l'Éducation de São Luís (SEMED), à travers ses instruments politiques et pédagogiques, en déterminant comment ces politiques ont été consolidées dans la Proposition Curriculaire de l'Enseignement Élémentaire de 6 à 14 ans. Comme des catégories d'analyse, on a abordé les politiques publiques et le genre, et, basés sur l'analyse dans le domaine des politiques publiques, on a fait référence à des études de Stephen Ball(2001, 2004), Eneida Shiroma (2001) et Eloisa Höfling (2001), parce qu'on considère que ceux-là ont contribué à des études qui permettent de comprendre comment les politiques sont produites et réalisées. En ce qui concerne les études de genre, on a pris comme références: Carla Pinsky (2009), Flávia Biroli (2018), Fúlvia Rosemberg (2012), Joan Scott (1989, 2012) et Joana Pedro (2011), des auteurs qui contribuent avec des analyses des perspectives de genre contre l'avancement du conservatisme et du fondamentalisme.Toujours sur le genre, on présente une trajectoire historiographique afin de montrer comment le genre a constitué des catégories d'analyse, selon Joan Scott. On montre les réglementations juridiques sur le genre, opérationnalisés par l'État brésilien au cours de la période où cette recherche est située et on cherche à savoir comment ces politiques sont alignées sur les politiques publiques en matière de genre à São Luís. On analyse les cadres référentiels curriculaires du Secrétariat, ainsi que les propositions, les programmes et les rapports d’action. On souligne que les revendications des mouvements féministes ont été responsables des conquêtes historiques, celles qui sont, aujourd'hui, représentées dans les réglementations juridiques par des actions et des programmes gouvernementaux. À partir d’analyses documentaires, d’entretiens semi-structurés et d’études bibliographiques, il a été possible d’identifier la place des relations de genre dans les cadres de référence du SEMED. On constate que, dans une conjoncture politique et sociale dans laquelle les conquêtes des politiques publiques en faveur du genre subissent des interventions de positions conservatrices, le Secrétariat Municipal de l'Éducation de São Luís fait référence aux questions de genre dans ses Propositions Curriculaires/Cadres Conceptuels. Enfin, on considère que l'invisibilité de la diversité dans les cadres référentiels curriculaires renforce l'avancement du conservatisme, car l'éducation est un domaine de lutte pour l'excellence et que les luttes menées pour la défense d'une société égalitaire sont une des voies essentielles pour la constitution d’une société non sexiste et non discriminatoire. À travers les analyses faites ici, on a l’objectif de contribuer aux études de genre afin de montrer que l'éducation est un domaine de confluence dans la lutte pour l'égalité-
Descrição: dc.description185 f-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectGênero-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas públicas-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectGênero-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectGenre-
Palavras-chave: dc.subjectPolitiques publiques-
Palavras-chave: dc.subjectÉducation-
Título: dc.titleGênero e educação escolar: uma análise das políticas públicas no município de São Luís - MA (2003 - 2014)-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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