Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Koifman, Lilian | - |
Autor(es): dc.contributor | Wong Un, Julio Alberto | - |
Autor(es): dc.contributor | David, Helena Maria Scherlowski Leal | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0825152472918060 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2524511773652697 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8396570029365423 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9481043825318572 | - |
Autor(es): dc.creator | Franco, Camilla Maia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:20:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:20:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-04-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-04-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9303 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768518 | - |
Descrição: dc.description | Este estudo aponta uma das diversas formas de desenvolver a formação para os trabalhadores da saúde a partir da concepção problematizadora, que se configura em práticas educativas adequadas para formação em e para o serviço de saúde, em consonância com as diretrizes e os princípios da Educação Permanente em Saúde(EPS). Propõe que o investimento na formação dos trabalhadores configura-se como estratégia para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde, possibilitando o fortalecimento da Política Nacional de Saúde. Discorre sobre como a Educação Permanente em Saúde (EPS) pode estabelecer um processo de ensino-aprendizagem rico, quando norteada pelos princípios e diretrizes desencadeados por Paulo Freire e permeados pela noção de aprendizagem significativa. Ao longo do trabalho são exemplificadas as práticas e estratégias de ensino-aprendizagem propostas pela Escola Técnica de Formação em Saúde “Enfª Izabel dos Santos”, que pauta seu projeto político pedagógico na educação problematizadora. Por fim, este estudo também analisa a concepção problematizadora como uma propostapedagógica para a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde e reflete sobre em que medida os gestores podem interferir no desenvolvimento dessa estratégia de formação | - |
Descrição: dc.description | This study points one of many ways of developing training for health workers through the problem-posing conception, represented in educational practices suited for training in and for health services, in agreement with the guidelines and principles of the Permanent Education in Health (PEH). It proposes that the investment in training the workers is a strategy for improving the quality of the health services, enabling the strengthening of the National Health Policy. It means to contribute for the discussion about the way how Permanent Education in Health can mingle with Popular Education, guided by the principles and guidelines commenced by Paulo Freire and permeated by his idea of significant learning. This study exemplifies teaching-learning practices and strategies proposed by a vocational school (Escola Técnica de Formação em Saúde “Enfª Izabel dos Santos”), which rules its political-pedagogic project in accordance with the problem-posing education. Finally, this study also analyses the problem-posing conception as a pedagogic proposal for the National Policy of Permanent Education in Health and evaluates how the managers may intervene in the development of such training strategy | - |
Descrição: dc.description | 73 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Problematização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação permanente em saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação permanente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pessoal de saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação em saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Qualidade de serviço | - |
Título: dc.title | A concepção problematizadora: uma didática para a educação permanente em saúde | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: