Trabalho-Educação, experiência de classe e relações pedagógicas tecidas nos espaços de ocupação do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTiriba, Lia-
Autor(es): dc.contributorVendramini, Célia Regina-
Autor(es): dc.contributorNovaes, Henrique Tahan-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Bruno José-
Autor(es): dc.contributorCosta, Reginaldo Scheuermann-
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Maria Cristina Paulo-
Autor(es): dc.creatorGomes, Luiz Augusto de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:20:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:20:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-18-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30024-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768515-
Descrição: dc.descriptionProtagonizadas pela classe trabalhadora, as experiências históricas de ocupação de terras, fábricas e escolas têm sido, em geral, acompanhadas por reivindicações de melhores condições de moradia. Partindo da premissa de que a questão da habitação é um elemento fundamental para a garantir existência humana, o objetivo da pesquisa é analisar processos de ‘ocupação’ do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), entendidos como experiência de classe e como mediação na formação política de homens e mulheres que integram a parcela mais precarizada da classe trabalhadora. Nossa hipótese é de que, além da satisfação imediata de saciar a fome e/ou ter um teto para morar, as relações pedagógicas vividas, sentidas e partilhadas nos espaços de ocupação do MTST contribuem para a satisfação de necessidades humanas como afeto, proteção, participação política, entendimento, ócio, como também potencializam a organização da luta coletiva. São identificados os objetivos políticos e as estratégias dos movimentos sociais de luta por moradia no Brasil, ocorridas entre 2014 e 2022, e em particular do MTST. Por meio de intenso trabalho de campo, e à guisa de uma pesquisa militante fundamentada no materialismo histórico e dialético, evidenciamos as relações pedagógicas tecidas em espaços de ocupação do MTST, tais como assembleias, atos e principalmente, nas Cozinhas Solidárias, destacando os desafios políticos e educativos para potencializar a criação de germes da vontade coletiva de transformar o mundo. Entendidas como processo e por tanto, síntese provisória das relações de convivência entre militantes, ocupantes e militantes/ocupantes, identificamos que as relações pedagógicas favorecem a satisfação de diversas necessidades humanas, potencializando a formação da coletividade e o ‘fazer-se’ de homens e mulheres como classe trabalhadora. Transitando entre concepções e práticas de solidariedade humana e solidariedade de classe, essas experiências de classe remetem-nos ao princípio educativo do trabalho de ocupar.-
Descrição: dc.descriptionLed by the working class, the historical experiences of occupation of land, factories and schools have been, in general, accompanied by demands for better housing conditions. Starting from the premise that the question of housing is a fundamental element to guarantee human existence, the objective of the research is to analyze processes of 'occupation' of the Movement of Homeless Workers (MTST), understood as a class experience and as mediation in the formation policy of men and women who make up the most precarious portion of the working class. Our hypothesis is that, in addition to the immediate satisfaction of satisfying hunger and/or having a roof to live in, the pedagogical relationships experienced, felt and shared in the spaces occupied by the MTST contribute to the satisfaction of human needs such as affection, protection, participation politics, understanding, idleness, but also potentiate the organization of collective struggle. The political objectives and strategies of social movements fighting for housing in Brazil, which took place between 2014 and 2022, and in particular of the MTST, are identified. Through intense field work, and in the guise of a militant research based on historical and dialectical materialism, we evidenced the pedagogical relationships woven in spaces of occupation of the MTST, such as assemblies, acts and mainly, in the Solidarity Kitchens, highlighting the political challenges and educational to enhance the creation of germs of the collective will to transform the world. Understood as a process and, therefore, a provisional synthesis of coexistence relations between militants, occupants and militants/occupiers, we identify that pedagogical relations favor the satisfaction of diverse human needs, enhancing the formation of collectivity and the 'doing' of men and women. women as working class. Transiting between conceptions and practices of human solidarity and class solidarity, these class experiences lead us to the educational principle of the work of occupying.-
Descrição: dc.description265 p-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho-educação-
Palavras-chave: dc.subjectMovimentos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectOcupação-
Palavras-chave: dc.subjectExperiência de classe-
Palavras-chave: dc.subjectRelações pedagógicas-
Palavras-chave: dc.subjectMovimento social-
Palavras-chave: dc.subjectMovimento dos Trabalhadores Sem Teto (Brasil)-
Palavras-chave: dc.subjectWork-education-
Palavras-chave: dc.subjectSocial movements-
Palavras-chave: dc.subjectOccupation-
Palavras-chave: dc.subjectClass experience-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogical relationships-
Título: dc.titleTrabalho-Educação, experiência de classe e relações pedagógicas tecidas nos espaços de ocupação do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST)-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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