Egressos empreendedores no mercado turístico e a formação acadêmica em Turismo e Hotelaria

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFonseca Filho, Ari da Silva-
Autor(es): dc.contributorFonseca Filho, Ari da Silva-
Autor(es): dc.contributorVolta, Carolina Lescura de Carvalho Castro-
Autor(es): dc.contributorTrentin, Fábia-
Autor(es): dc.creatorRocha, Thamyres Ramos da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:20:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:20:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/33051-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768508-
Descrição: dc.descriptionOs esforços e o investimento que se depreendem durante o período de graduação geram expectativas diversas nos estudantes, tanto no que se refere ao ensino da instituição superior quanto ao mercado de trabalho. Quais são os reflexos da formação universitária no mercado de trabalho turístico e hoteleiro dos egressos empreendedores? Tal pergunta configura-se na questão-problema norteadora do presente trabalho, que visa compreender o panorama atual em que se encontram os egressos empreendedores dos cursos de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense (UFF). Sabe-se que os atuantes do campo turístico precisam sempre se atentar às mudanças políticas, econômicas, sociais e culturais que causam alterações na atividade turística, e a capacitação adequada é a melhor ferramenta destes profissionais. No que se refere ao turismo, por ser um fenômeno vivo, é dotado de perspectivas e aspectos que tornam descobertas anteriores mais obsoletas à medida que novas tecnologias superam antigas e que acontecimentos externos interfiram no setor. A presente pesquisa exploratória e descritiva, de cunho qualitativo, justifica-se pela relevância em se compreender o panorama completo da formação profissional dos turismólogos e tecnólogos em hotelaria sob o ponto de vista dos egressos empreendedores. Além disso, tem-se ainda a figura de alguns discentes que têm denunciado “um hiato entre o ‘mundo real’ e os conhecimentos adquiridos na universidade” (ZILIOTTO; BERTI, 2012, p.211). O objetivo geral consiste em compreender a relação da formação universitária e sua influência no mercado de trabalho turístico e hoteleiro dos egressos empreendedores da Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF. Os objetivos específicos dividem-se em quatro, que são: compreender os fundamentos teóricos em que se baseiam o empreendedorismo; entender como funcionam os mecanismos de ensino na formação universitária dos discentes dos cursos de Turismo e Hotelaria da UFF; analisar os fatores que determinam o posicionamento dos egressos no mercado de trabalho turístico e hoteleiro e em suas escolhas por empreender ou não; refletir sobre as possíveis influências que a experiência universitária determina aos seus egressos empreendedores em seus cotidianos laborais. O campo foi realizado por meio de nove entrevistas estruturadas realizadas especificamente com os egressos empreendedores. Identifica-se uma unanimidade dentre os entrevistados acerca da qualidade de ensino da UFF, que determinou, de forma geral, a evolução do pensamento crítico, a capacidade de autodesenvolvimento profissional e formou a base multidisciplinar necessária para que cada graduado possa obter bons desempenhos na ocupação que desejar seguir.-
Descrição: dc.descriptionThe efforts and investment that are made during the undergraduate period generate different expectations in students, both in terms of higher education and the job market. What are the effects of university education on the tourist and hotel labor market of entrepreneurial graduates? This question is configured in the guiding question-problem of the present work, which aims to understand the current scenario in which the entrepreneurial graduates of the Tourism and Hospitality courses at the Fluminense Federal University (UFF) find themselves. It is known that those working in the tourist field always need to pay attention to the political, economic, social and cultural changes that cause changes in the tourist activity, and adequate training is the best tool for these professionals. With regard to tourism, as it is a living phenomenon, it is endowed with perspectives and aspects that make previous discoveries more obsolete as new technologies surpass old ones and external events interfere in the sector. This exploratory and descriptive research, of a qualitative nature, is justified by the relevance of understanding the complete panorama of the professional training of tourism specialists and hotel technologists from the point of view of entrepreneurial graduates. In addition, there is still the figure of some students who have denounced “a gap between the 'real world' and the knowledge acquired at the university” (ZILIOTTO; BERTI, 2012, p.211). The overall objective is to understand the relationship between university education and its influence on the tourist and hotel labor market of entrepreneurial graduates from the Faculty of Tourism and Hospitality at UFF. The specific objectives are divided into four, which are: understanding the theoretical foundations on which entrepreneurship is based; understand how the teaching mechanisms work in the university education of the students of the Tourism and Hospitality courses at UFF; to analyze the factors that determine the position of graduates in the tourist and hotel labor market and in their choices to undertake or not; to reflect on the possible influences that the university experience determines for its entrepreneurial graduates in their daily work. The field was carried out through nine structured interviews carried out specifically with the entrepreneur graduates. One can identify unanimity among the interviewees about the quality of teaching at UFF, which determined, in general, the evolution of critical thinking, the capacity for professional self-development and formed the multidisciplinary basis necessary for each graduate to obtain good performance in the occupation they want to follow.-
Descrição: dc.description154 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEgressos-
Palavras-chave: dc.subjectEmpreendedorismo-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectMercado de trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectHotelaria-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectHotelaria-
Palavras-chave: dc.subjectGraduação em Turismo-
Palavras-chave: dc.subjectGraduates-
Palavras-chave: dc.subjectEntrepreneurship-
Palavras-chave: dc.subjectHigher education-
Palavras-chave: dc.subjectJob market-
Palavras-chave: dc.subjectTourism-
Palavras-chave: dc.subjectHospitality-
Título: dc.titleEgressos empreendedores no mercado turístico e a formação acadêmica em Turismo e Hotelaria-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.