TikTok: a revolução do mercado de mídias digitais e o seu impacto na vida dos usuários

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCafezeiro, Isabel Leite-
Autor(es): dc.creatorLeão, Luana Victória Gonçalves Vidal Camargo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:20:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:20:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32510-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768498-
Descrição: dc.descriptionO uso de smartphones de forma conjunta ao acesso à internet têm transformado cada vez mais o cotidiano das pessoas, proporcionando um acesso instantâneo a serviços e a uma conectividade global nunca antes obtida. Essas tecnologias redefiniram a comunicação, interação social, trabalho e informação, provocando uma série de alterações nos padrões de comportamento de usuários online. A presente pesquisa possui como proposta estudar como o fenômeno do TikTok, plataforma popular de compartilhamento de vídeos curtos, emergiu rapidamente como uma potência no mercado de mídias digitais e os impactos que ela exerce sobre seus usuários. O objetivo central é trazer uma conscientização acerca das implicações sociais e psicológicas associadas ao uso intensivo e frequente do aplicativo causado através de estratégias adotadas por ele para manter seu engajamento e crescimento em meio ao mercado competitivo de mídias digitais que sofrem influências da economia da atenção. Para isso, são abordados fatores como a história e estrutura do aplicativo, o novo formato de rede social que ele trouxe em meio ao movimento de verticalização de conteúdo e, por fim, os efeitos causados no bem-estar e saúde mental dos usuários. A pesquisa desenvolvida utilizou uma metodologia exploratória com uma abordagem qualitativa de revisão bibliográfica. Desta maneira, foram encontrados pontos de convergência entre os diferenciais competitivos do aplicativo que auxiliam no processo de torná-lo a rede social onde as pessoas passam mais tempo online e o desequilíbrio e instabilidade do ciclo dopaminérgico no cérebro humano.-
Descrição: dc.descriptionThe use of smartphones together with internet access has increasingly transformed people's daily lives, providing instant access to services and global connectivity never before achieved. These technologies have redefined communication, social interaction, work and information, causing a series of changes in users' behavior patterns. The purpose of this research is to study how the phenomenon of TikTok, a popular short video sharing platform, quickly emerged as a powerhouse in the digital media market and the impacts it has on its users. The main objective is to raise awareness about the social and psychological implications associated with the intensive and frequent use of the application caused through strategies adopted by it to maintain its engagement and growth in the midst of the competitive digital media market that is influenced by the attention economy. For this purpose, elements such as the history and structure of the application, the new social network format it brought amid the content verticalization movement through innovative tools and strategies and, finally, the effects on well-being and mental health of users that are often acquired without their knowledge are presented. The research was developed using an exploratory methodology with a qualitative approach to bibliographical review. As a result, points of convergence were found between the competitive advantages of the application that help in the process of making it the social network in which people spend more time online and the imbalance and instability of the dopaminergic cycle in the human brain.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTikTok-
Palavras-chave: dc.subjectVerticalização de conteúdo-
Palavras-chave: dc.subjectVício-
Palavras-chave: dc.subjectTikTok (Rede social online)-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde mental-
Palavras-chave: dc.subjectDependência (Psicologia)-
Palavras-chave: dc.subjectVerticalization of content-
Palavras-chave: dc.subjectAddiction-
Título: dc.titleTikTok: a revolução do mercado de mídias digitais e o seu impacto na vida dos usuários-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.