Monitoramento da evasão escolar nos cursos técnicos integrados ao nível médio no IFMT - campus Alta Floresta

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLima, Raphael Jonathas da Costa-
Autor(es): dc.contributorAbreu, Julio Cesar Andrade de-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Jonas Henrique de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5218872510805619-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7375738037025795-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7060564895078069-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0097641648561551-
Autor(es): dc.creatorSilva, Thiago Henrique Carvalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:20:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:20:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-28-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-28-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22413-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22409/PPGA.2021.mp.03732812189-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768486-
Descrição: dc.descriptionO objetivo geral desta pesquisa é propor uma ferramenta de monitoramento do fenômeno da evasão escolar em cursos técnicos integrados ao nível médio no IFMT - Campus Alta Floresta. Este objetivo desdobra-se em quatro objetivos específicos. O primeiro consiste em compreender o fenômeno da evasão scolar em instituições de ensino que oferecem cursos técnicos profissionalizantes.O segundo, estruturar planilhas eletrônicas que permitem visualizar o número de evadidos e concluintes numa série histórica. O penúltimo em diagnosticar causas que potencialmente levam o aluno à evasão escolar em cursos técnicos integrados ao nível médio. Por derradeiro, elaborar um plano de ação com o auxílio da ferramenta 5W2H para encaminhamento à Comissão Interna de Permanência e Êxito (CIPAPE) do Campus Alta Floresta. Procedimentos/Método para a solução do problema: O presente estudo de natureza aplicada busca propor uma solução para um problema prático, sendo este abordado a partir de uma análise qualitativa a partir de um diagnóstico das taxas (índices) e fatores que levam ao fenômeno da evasão escolar. Trata-se de umapesquisa descritiva, sustentada a partir de uma pesquisa bibliográfica em que os instrumentos de coleta de dados se apoiarão em levantamento de campo (survey), análise documental e entrevistas com alguns públicos envolvidos nos processos de escolaridade formal. Resultados: Identificou-se que o processo de monitoramento do fenômeno da evasão no campus tinha limitações quanto ao retorno das informações extraídas pelo sistema de registro escolar. Neste sentido, elaborou-se um instrumento que permite avaliar o fenômeno durante o período letivo e não apenas ao final deste, alcançando o objetivo previamente estabelecido. Implicações práticas: O artefato subsidia as comissões permanentes responsáveis pelo acompanhamento da evasão escolar em cursos técnicos profissionalizantes, na elaboração, exclusão, ampliação de políticas institucionais que possibilitem a permanência do discente até a sua conclusão com êxito. Originalidade e contribuições: A proposta apresentada é original e se desenrola a partir do estudo de ferramentas de avaliação que permitem medir a efetividade de políticas públicas voltadas para o contenção da evasão escolar em instituições públicas profissionalizantes. Além disso, existe a possibilidade de disseminação na utilização do instrumento elaborado em outros campi que ofertam cursos profissionalizantes. A pesquisa é vinculada às Políticas Públicas e suas contribuições têm aderência à linha de atuação científico-tecnológica Organizaçõese Sociedade.-
Descrição: dc.descriptionThe general objective of this research is to propose a tool for monitoring the phenomenon of school dropout in technical courses integrated at the high school level at the IFMT - Campus Alta Floresta .. This objective is divided into four specific objectives. The first is to understand the phenomenon of school dropout in educational institutions that offer professional technical courses. The second, to structure electronic spreadsheets that allow visualizing the number of dropouts and graduates in a historical series. The penultimate in diagnosing causes that potentially lead the student to drop out of school in integrated technical courses at the secondary level. Finally, elaborate an action plan with the aid of the 5W2H tool for referral to the Internal Commission for Permanence and Success (CIPAPE) of the Alta Floresta Campus.Procedures / Method for solving the problem: The present study of an applied nature seeks to propose a solution to a practical problem, which is approached from a qualitative analysis based on a diagnosis of the rates (indices) and factors that lead to the phenomenon of school dropout. It is a descriptive research, supported by a bibliographic research in which the instruments of data collection will be supported by field survey (survey), document analysis and interviews with some audiences involved in the formal schooling processes. Results: It was identified that the process of monitoring the phenomenon of dropouton campus had limitations regarding the return of information extracted by the school record system. In this sense, an instrument was elaborated that allows to evaluate the phenomenon during the academic period and not only at the end of it, reaching the previously established objective. Practical implications: The artifact subsidizes the permanent commissions responsible for monitoring school dropout in professional technical courses, in the elaboration, exclusion, and expansion of institutional policies that allow the student to remain until its successful conclusion.Originality and contributions: The proposal presented is original and unfolds from the study of evaluation tools that allow measuring the effectiveness of public policies aimed at containing school dropout in public professional institutions. In addition, there is the possibility of disseminating the use of the instrument developed on other campuses that offer professional courses. The research is linked to Public Policiesand its contributions adhere to the line of scientific and tec hnological activities Organizations and Society.-
Descrição: dc.description130 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherVolta Redonda-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEvasão-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas públicas-
Palavras-chave: dc.subjectEducação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectEvasão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso-
Palavras-chave: dc.subjectEvasion-
Palavras-chave: dc.subjectAssessment-
Palavras-chave: dc.subjectPublic policy-
Título: dc.titleMonitoramento da evasão escolar nos cursos técnicos integrados ao nível médio no IFMT - campus Alta Floresta-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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