Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Eduardo Camilo da | - |
Autor(es): dc.contributor | Castro Junior, Joel de Lima Pereira | - |
Autor(es): dc.contributor | Levy, Ariel | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Breno Guse dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:20:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:20:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/31782 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768481 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem por objetivo identificar os principais motivos de evasão em cursos de pós-graduação a distância, através de um estudo de caso sobre a evasão nos cursos de especialização do Descomplica. Para realizar o estudo primeiro foi apresentado os principais conceitos de evasão descritos na literatura, para que após isso fossem discutidas as principais causas de evasão. Após esta pesquisa bibliográfica, foi escolhido o conceito de evasão que mais se adequou ao objetivo do trabalho, com isto após análise dos dados fornecidos pelo Descomplica referente ao número de alunos matriculados, quantidade de abandonos, pedidos de cancelamento e certificados emitidos, foi possível descobrir a taxa de evasão de alunos nos cursos de pós-graduação durante o primeiro trimestre de 2019. Foi identificado nesta pesquisa que os principais motivos de evasão são de origem endógena, relacionados a instituição de ensino, possibilitando a criação de estratégias para visando aumentar o engajamento dos alunos e consequentemente reduzir os índices de evasão. | - |
Descrição: dc.description | This project aims to identify the main reasons for evasion in distance postgraduate courses, through a case study on evasion in Descomplica specialization courses. To conduct the study, the main evasion concepts discovered in the literature were first presented and after being identified as the main causes of evasion. After this bibliographic research, the evasion concept that was more suited to the objective of the work was chosen, with this after analyzing the data of the enrollment number, dropout, cancellation requests and certificates issued, making it possible to obtain the evasion rate of students in the first quarter of 2019. It was identified that the main reasons for dropout are of endogenous origin, related to the educational institution, after which proposals were proposed to increase student engagement and reduce dropout rates. | - |
Descrição: dc.description | 27 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evasão no ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | EAD | - |
Palavras-chave: dc.subject | Retenção de alunos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo de caso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino à distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho de conclusão de curso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dropout in higher education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distance learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Student retention | - |
Título: dc.title | Evasão no ensino superior a distância: um estudo de caso da pós-graduação do Descomplica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: