Evasão no ensino superior a distância: um estudo de caso da pós-graduação do Descomplica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Eduardo Camilo da-
Autor(es): dc.contributorCastro Junior, Joel de Lima Pereira-
Autor(es): dc.contributorLevy, Ariel-
Autor(es): dc.creatorSantos, Breno Guse dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:20:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:20:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-02-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-02-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31782-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768481-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem por objetivo identificar os principais motivos de evasão em cursos de pós-graduação a distância, através de um estudo de caso sobre a evasão nos cursos de especialização do Descomplica. Para realizar o estudo primeiro foi apresentado os principais conceitos de evasão descritos na literatura, para que após isso fossem discutidas as principais causas de evasão. Após esta pesquisa bibliográfica, foi escolhido o conceito de evasão que mais se adequou ao objetivo do trabalho, com isto após análise dos dados fornecidos pelo Descomplica referente ao número de alunos matriculados, quantidade de abandonos, pedidos de cancelamento e certificados emitidos, foi possível descobrir a taxa de evasão de alunos nos cursos de pós-graduação durante o primeiro trimestre de 2019. Foi identificado nesta pesquisa que os principais motivos de evasão são de origem endógena, relacionados a instituição de ensino, possibilitando a criação de estratégias para visando aumentar o engajamento dos alunos e consequentemente reduzir os índices de evasão.-
Descrição: dc.descriptionThis project aims to identify the main reasons for evasion in distance postgraduate courses, through a case study on evasion in Descomplica specialization courses. To conduct the study, the main evasion concepts discovered in the literature were first presented and after being identified as the main causes of evasion. After this bibliographic research, the evasion concept that was more suited to the objective of the work was chosen, with this after analyzing the data of the enrollment number, dropout, cancellation requests and certificates issued, making it possible to obtain the evasion rate of students in the first quarter of 2019. It was identified that the main reasons for dropout are of endogenous origin, related to the educational institution, after which proposals were proposed to increase student engagement and reduce dropout rates.-
Descrição: dc.description27 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEvasão no ensino superior-
Palavras-chave: dc.subjectEAD-
Palavras-chave: dc.subjectRetenção de alunos-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo de caso-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino à distância-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho de conclusão de curso-
Palavras-chave: dc.subjectDropout in higher education-
Palavras-chave: dc.subjectDistance learning-
Palavras-chave: dc.subjectStudent retention-
Título: dc.titleEvasão no ensino superior a distância: um estudo de caso da pós-graduação do Descomplica-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.