A Ciência Política no ensino médio: os reflexos práticos do conteúdo em sala de aula

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, Ricardo Bruno S.-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9199448333883628-
Autor(es): dc.contributorTroiano, Mariele-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3227437575714593-
Autor(es): dc.contributorCoutinho, G. G.-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3816115320336044-
Autor(es): dc.creatorGarcia, Emannuel Santana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:20:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:20:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-12-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27238-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768479-
Descrição: dc.descriptionEsta monografia tem por objetivo analisar de maneira crítica o espaço ocupado pela disciplina de Sociologia a partir dos conceitos e conteúdos programáticos da Ciência Política, tomando como marco histórico o período de inserção curricular da Sociologia no início do século XX até o ano de 2022. O método utilizado consiste na revisão bibliográfica e na análise crítica de artigos acadêmicos e livros na área de pesquisa de Ensino em Ciências Sociais. Assim, busca-se discutir os processos que transformaram a disciplina de Sociologia no que é hoje e como tais processos afetaram a progressão e a construção da tradição do ensino dos conteúdos de Ciência Política no Ensino Médio. Como resultado, aponta-se para a trajetória intermitente da disciplina de Sociologia ao longo dos anos como um fator de impacto negativo no ensino de Ciência Política ao dificultar a manutenção de um espaço consolidado para a aprendizagem de conceitos e categorias analíticas fundamentais, bem como a construção de uma cultura política no país.-
Descrição: dc.descriptionThis undergraduate dissertation aims to analyze in a critical way the space occupied by the Sociology subject, taking as historical marks the period of curricular insertion of Sociology in the beginning of the 20th century until 2022. The deployed method consists in bibliographic revision and critic analysis of academic articles and books on the research area of Social Sciences teaching. We intend to discuss the process that transformed the sociology subject into what it is nowadays and how these processes affected the progression and the construction of the high-school Political Science content teaching. As a result, we understand the intermittence path whose Sociology discipline has passed over the years produced a negative impact on the Political Science teaching by making the fundamental analytical concepts and categories difficult to be learnt, as well as obstructing the promotion of a democratic culture in Brazil.-
Descrição: dc.description69 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino; Ciência Política; Ensino Médio; Intermitência-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching; Political Science; High School; Intermittence-
Título: dc.titleA Ciência Política no ensino médio: os reflexos práticos do conteúdo em sala de aula-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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