Sociologia, arte e recursos didáticos no ensino médio: um diálogo possível

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, Flávia Mendes-
Autor(es): dc.contributorLemos, Carlos Eugênio-
Autor(es): dc.contributorMalta, Márcio José-
Autor(es): dc.creatorCoelho, Mariana Gomes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:20:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:20:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-26-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-26-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5017-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768478-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste trabalho era perceber como a arte, de acordo com seus elementos, pode estar presente no ambiente escolar e se fazer de grande valia ao professor a ser utilizado como recurso didático. A sociologia por ser uma disciplina muito recente no currículo escolar obrigatório não dispõe de tantos recursos didáticos aos professores, que ficam muito presos ao livro didático apenas. Este trabalho vem com o esforço de pensar como a arte e seus elementos podem contribuir para o trabalho diário do professor. Este trabalho se baseia na leitura sobre artigos, dissertações e livros que versam sobre a literatura da sociologia e sua intermitência no ensino médio, assim como a construção de seu currículo, e também sobre arte-educação. Para além das leituras, apliquei um questionário a alguns alunos, e entrevistei professores de sociologia da rede estadual de ensino para avaliar diante de suas perspectivas o que eles consideram acerca dessa possibilidade de junção entre a sociologia e arte-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this work was to realize how the art, according with its elements, may be present in the school environment and be very valuable to the teacher being used as a didactic resource. The sociology due it’s a very recent discipline in the mandatory school curriculum, it doesn’t give the teacher much didactic resources to be used, who stay stuck only to didactic books. This work comes with the effort to think how the art and its elements may contribute to the daily work of teachers. This work is based on the readings about articles, dissertations and books which analyze the literature of sociology and its intermittence in the high school, as much as the construction of the its curriculum, and also the art-education. Beyond the reading, I have applied questionnaire to some students, and I interviewed sociology professors of the public teaching system in other to evaluate according to their perspective what they consider about this possibility of getting together the sociology and the art-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectRecurso didático-
Palavras-chave: dc.subjectArte-
Palavras-chave: dc.subjectArte-educação-
Palavras-chave: dc.subjectArt-
Palavras-chave: dc.subjectDidactic resource-
Título: dc.titleSociologia, arte e recursos didáticos no ensino médio: um diálogo possível-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.