Mídia, futebol e sociedade: controvérsias públicas midiatizadas em torno da escolha do Brasil como sede da Copa do Mundo FIFA 2014

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGuedes, Simoni Lahud-
Autor(es): dc.creatorAndrade, André Gil Ribeiro de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:20:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:20:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-05-21-
Data de envio: dc.date.issued2018-05-21-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6518-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768470-
Descrição: dc.descriptionEsta tese enfoca o campo de debates ocorrido, na mídia brasileira, sobre a realização da Copa do Mundo FIFA 2014 no Brasil, identificando os temas em debate, as categorias acionadas e as relações entre esta agência transnacional e os agentes nacionais de diversas ordens. Nesta análise, utilizo a idéia de negociação antecipada de possíveis conflitos, que subjaz inscrita no conceito ideologia da harmonia (Nader, 1996), procuro entender motivações, justificações e interesses envolvidos na relação assimétrica que se estabelece entre o país-sede, seus agentes públicos e privados e uma entidade como a FIFA, híbrida entre uma empresa multinacional e de um Estado transnacional, que, a partir do seu status monopolista de organizadora mundial do futebol, passa a agir como um agente de influência político-econômica mundial. Fazendo uma abordagem através da mídia impressa foi possível inferir que se trata de um grande sistema de dádivas, dotado, porém, de um hibridismo, já que a FIFA exige ao país-sede estruturas esportivas, turísticas e comerciais extremamente custosas, às expensas do país organizador. Essas grandes inversões econômicas são trabalhadas sob a representação de que se trata de um legado que ficará para o país, além da própria felicidade derivada da realização de um megaevento relativo ao futebol, o esporte, por larga margem, mais popular do Brasil. Dentro deste registro, as diversas instâncias e agentes brasileiros se colocam em um processo de idas e vindas, de interesses e justificativas, visando dividir e auferir um pouco dos capitais simbólicos que possam derivar de um processo tão extenso, invasivo e caro.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMegaeventos Esportivos-
Palavras-chave: dc.subjectCopa do Mundo-
Palavras-chave: dc.subjectFutebol-
Palavras-chave: dc.subjectFIFA-
Palavras-chave: dc.subjectImprensa-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectCopa do Mundo-
Palavras-chave: dc.subjectFutebol-
Palavras-chave: dc.subjectMídia-
Título: dc.titleMídia, futebol e sociedade: controvérsias públicas midiatizadas em torno da escolha do Brasil como sede da Copa do Mundo FIFA 2014-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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