Vetores e matrizes no ensino médio com o uso de material concreto

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMartelo, Mitchael Alfonso Plaza-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3448875510178504-
Autor(es): dc.contributorBarragán, Andrés Maurício López-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9993361262055226-
Autor(es): dc.contributorAbdón, Miriam del Milagro-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6760690109023863-
Autor(es): dc.contributorAlbornoz, Omar Javier Solano-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1191979699892921-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3206703123655449-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Kíssia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:20:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:20:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-21-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31996-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768462-
Descrição: dc.descriptionO objetivo central deste trabalho é apresentar uma sequência didática referente ao ensino de matrizes para o ensino médio, iniciando com um breve histórico sobre surgimento da BNCC e apresentação das competências e habilidades da Área de Matemática e suas Tecnologias, seguindo para análise de alguns livros didáticos destinados às escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro, com relação à abordagem de matrizes e, as competências e habilidades associadas a esta aprendizagem. Adentrando à teoria, expomos sobre matrizes, definição, operações e matrizes especiais e, concluímos a parte teórica com determinantes, ambos os assuntos com abordagem vetorial. Ao longo do texto será tratada a importância do uso do material concreto no ensino e, com essa metodologia juntamente com a motivação da Copa do Mundo de futebol masculino realizada no Catar no ano de 2022, são propostas atividades com materiais confeccionados, para definir a matriz e operações.-
Descrição: dc.descriptionThe main objective of this work is to present a didactic sequence related to the teaching of matrices for High School, starting with a brief history about the incorporated National Common Curricular Base (BNCC*) and presentation of the competences and abilities of the Area of Mathematics and its Technologies, following for analysis of some textbooks intended for public schools in the State of Rio de Janeiro, regarding the teaching of matrices and the skills and abilities associated with this learning. Moving on to the theory, we expose on matrices, definitions, operations and special matrices, and we conclude the theoretical part with determinants, both subjects with a vectorial approach. Throughout the text, the importance of using concrete material in teaching will be addressed and, with this methodology together with the motivation of the men’s soccer World Cup held in Qatar in the year 2022, activities are proposed with materials made, to define matrix and its operations.-
Descrição: dc.description75 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMatriz-
Palavras-chave: dc.subjectMaterial Concreto-
Palavras-chave: dc.subjectBNCC-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Público-
Palavras-chave: dc.subjectCopa do Mundo-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectMatrix-
Palavras-chave: dc.subjectConcrete Material-
Palavras-chave: dc.subjectPublic Education-
Palavras-chave: dc.subjectWorld Cup-
Título: dc.titleVetores e matrizes no ensino médio com o uso de material concreto-
Título: dc.titleVectors and Matrices in High School using Concrete Material-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.