Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pisetta, Maria Angélica Augusto de Mello | - |
Autor(es): dc.contributor | Santiago, Mylene Cristina | - |
Autor(es): dc.contributor | Vasconcellos, Mônica | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Thayane Azevedo Pereira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:19:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:19:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27654 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768448 | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação surge a partir da complexidade presente no estabelecimento da relação pedagógica com o estudante autista que acaba por reverberar em impasses em seu processo de escolarização. Desta forma, objetivou-se analisar as características da relação pedagógica com estes estudantes a partir de uma pesquisa de cunho bibliográfico nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), da Scientific Electronic Library Online (Scielo) e do portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). As publicações encontradas apontaram para uma lacuna nas produções científicas quanto à articulação entre as temáticas autismo e relação pedagógica, não estabelecendo uma relação direta ao objeto de estudo. No entanto, a análise das publicações sobre os temas desta pesquisa possibilitaram a definição de alguns indicadores que oportunizam a reflexão sobre os atravessamentos que permeiam a relação pedagógica com o estudante autista de forma a fomentar reflexões que promovam a (re)invenção das relações e práticas pedagógicas com o mesmo. Por meio de denso referencial teórico que considera a perspectiva histórico-cultural para compreender o ser humano em seu desenvolvimento e aprendizagem (VYGOTSKY, 1997), a Educação enquanto processo de humanização (FREIRE, 1996), a relação pedagógica que se desdobra nas múltiplas dimensões do sujeito (FREUD, 1980) e a perspectiva psicanalítica de compreensão do autismo como uma estrutura psíquica (MALEVAL, 2017), é possível pensar que a construção da relação pedagógica com um autista não flui pela via convencional a qual estamos acostumados a trilhar. Por fim, a presente pesquisa identificou que o sujeito autista convoca uma outra postura docente diante de um caminho sem predeterminações, onde a relação pedagógica é muito particular e por esta razão deve ser vivida enquanto uma experiência que constrói um caminho pautado na aposta no sujeito autista e no acolhimento de suas invenções. Desta forma, no que tange a prática docente, o educador deve se aproximar de perspectivas, abordagens e recursos que não anulam, apagam ou negligenciam a subjetividade do mesmo, considerando o autista como um sujeito mobilizador de caminhos antes não pensados. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | This dissertation arises from the complexity present in the establishment of the pedagogical relationship with the autistic student that ends up reverberating in impasses in their schooling process. In this way, the objective was to analyze the characteristics of the pedagogical relationship with these students from a bibliographic research in the databases of the Virtual Health Library (BVS), the Scientific Electronic Library Online (Scielo) and the journals portal of Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), The publications found pointed to a gap in scientific production regarding the articulation between the themes autism and pedagogical relationship, not establishing a direct relationship to the object of study. However, the analysis of publications on the themes of this research made it possible to define some indicators that provide an opportunity to reflect on the crossings that permeate the pedagogical relationship with the autistic student in order to foster reflections that promote the (re)invention of relationships and practices pedagogies with the same. Through a dense theoretical framework that considers the historical-cultural perspective to understand the human being in its development and learning (VIGOTSKI, 1997), Education as a process of humanization (FREIRE, 1996), the pedagogical relationship that unfolds in multiple dimensions (FREUD, 1980) and the psychoanalytic perspective of understanding autism as a psychic structure (MALEVAL, 2017), it is possible to think that the construction of the pedagogical relationship with an autistic person does not flow through the conventional path that we are used to tread. Finally, the present research identified that the autistic subject calls for another teaching posture in the face of a path without predeterminations, where the pedagogical relationship is very particular and for this reason it must be lived as an experience that builds a path based on the bet on the autistic subject. and in welcoming their inventions. In this way, with regard to teaching practice, the educator must approach perspectives, approaches and resources that do not cancel out, erase or neglect the subjectivity of the same, considering the autistic as a mobilizing subject of paths not previously thought. | - |
Descrição: dc.description | 265 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relação Pedagógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relação Professor-Aluno | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática Pedagógica Inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno autístico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relação professor-aluno | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical Relationship | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher-Student Relationship | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusive Pedagogical Practice | - |
Título: dc.title | A relação pedagógica com o estudante autista: o (re)inventar de caminhos possíveis | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: