Podcast como instrumento de Divulgação Científica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorChacon, Eluzir Pedrazzi-
Autor(es): dc.contributorMarques, Marcelo Monteiro-
Autor(es): dc.contributorRocha, Marcelo Borges-
Autor(es): dc.contributorChinelli, Maura Ventura-
Autor(es): dc.creatorSoares, Haron Lucas Barbosa Nigri-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:19:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:19:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-26-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29471-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768447-
Descrição: dc.descriptionOcupar os espaços virtuais com informações científicas de qualidade e autênticas é necessário principalmente nos tempos atuais, onde a desinformação é a cada dia mais crescente. Fortalecer a Divulgação Científica nas mídias sociais pode gerar conhecimento e combater notícias falsas envolvendo Ciências. O podcast é uma mídia que está ganhando popularidade nos últimos anos e possui potencial para ocupar esses espaços. O presente estudo tem como objetivo mostrar a elaboração de uma série de sete episódios do podcast “Observatório Atômico”, envolvendo temáticas científicas e intitulados: Marie Curie: um debate sobre gênero e Ciência; Projeto Manhattan e a ética na Ciência; Conhecimentos Afro-brasileiros; Conhecimentos Indígenas; Haber e a Guerra Química; Poluição versus pandemia do Coronavírus e Ivermectina e o Método ientífico. Após a pesquisa sobre os temas, roteirização, gravação e edição, os episódios foram avaliados e corrigidos por avaliadores. Feita as devidas correções, posteriormente foi realizada uma atividade com a série de podcasts em uma turma de terceira série do Ensino Médio de uma escola pública de Niterói no Rio de Janeiro e o conjunto dos episódios foi disponibilizado na internet para o público em geral. Por se tratar de uma mídia atual, os estudantes ficaram motivados com a atividade e fizeram apresentações criativas no formato de seminários, mostrando domínio dos conteúdos debatidos em cada episódio. Além disso, sugeriram novos temas relevantes e atuais para a Ciência, como racismo ambiental e tabagismo. Na internet, o podcast foi escutado por indivíduos de diferentes idades e escolaridades, sendo avaliado por alguns, que demonstraram interesse nos temas abordados. O produto educacional da dissertação é materializado na forma de um livreto que apresenta o podcast, endereços de acesso, o processo de criação, roteiros, ferramentas utilizadas para edição, produção e divulgação, além da sugestão para professores fazerem uso dessa ferramenta em sala de aula, contribuindo para o processo ensino-aprendizagem de Ciências.-
Descrição: dc.descriptionFulfilling virtual spaces with quality and rightful scientific information is necessary especially in current times where misinformation is growing every day. Strengthening scientific dissemination on social media can generate knowledge and oppose fake news about Science. Podcast is a popularity growing media in the last few years and has the potential to fulfill these virtual spaces. The presente study aims to show the preparation of a series of seven episodes of the podcast “Observatório Atômico'' approaching scientific themes entitled as follow: Marie Curie: a debate on gender and Science; Manhattan Project and ethics in Science; Afro-Brazilian knowledge; Indigenous Knowledge; Haber and Chemical Warfare; Pollution versus the Coronavirus pandemic and Ivermectin and the Scientific Method. After researching the themes, scripting, recording and editing, episodes were appreciated and corrected by evaluators. Under the necessary corrections, the podcast series was used in an educational activity with a third grade high school class of a public school in Niterói, Rio de Janeiro, and the set of episodes was made available on the internet for the general public. Because the podcast is a nowaday media, the students engaged with the activity and made creative seminars presentations, mastering the content discussed in each episode. In addition to suggesting new relevant and current themes for Science, such as environmental racism and smoking. On the internet, the podcast was listened to by individuals of different ages and educational backgrounds, being evaluated by some who showed interest in the topics considered. The educational product of this dissertation is presented as a booklet containing the podcast, access url addresses, the creation process, scripts and the editing, production and dissemination tools. In addition, teachers are provocades to use this tool in the classroom contributing to the Science teaching-learning process.-
Descrição: dc.description131 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPalavras-chave: Podcast; Divulgação Científica; Mídias Sociais; Ensino de Ciências.-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da Ciência, Ciência, Divulgação científica, Processo de ensino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectKey-words: Podcast; scientific dissemination; social medias; Science teaching.-
Título: dc.titlePodcast como instrumento de Divulgação Científica-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.