Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Elisabete Cristina Cruvello da | - |
Autor(es): dc.contributor | Barreto, Alessandra Siqueira | - |
Autor(es): dc.contributor | Felgueiras, Carmen Lúcia | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Vanessa de Mesquita | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:19:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:19:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21895 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768441 | - |
Descrição: dc.description | O presente artigo visa apresentar e problematizar as percepções dos estudantes do ensino médio acerca do papel da Sociologia Escolar em torno da indagação central: como os alunos percebem o papel da Sociologia, bem como seus principais problemas no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem dos seus conteúdos? Utilizando a metodologia qualitativa, a pesquisa fundamenta-se em dados observados durante o período de estágio em 2017 e 2018, além de realiza entrevistas com os discentes do segundo e terceiro anos do curso normal de uma escola da periferia de São Gonçalo. Parte-se do suposto que as dificuldades de compreensão da disciplina se vinculam possivelmente aos métodos ineficazes adotados pelo docente. Uma alternativa de superação para essas dificuldades constatadas seria o emprego no cotidiano escolar da abordagem sociocultural, que privilegia as relações horizontais e os objetivos da Sociologia Escolar | - |
Descrição: dc.description | This article aims to present and problematize the perceptions of high school students about the role of School Sociology around the central question: how do students perceive the role of Sociology, as well as its main problems regarding the teaching-learning process? of your content? Using the qualitative methodology, the research is based on data observed during the internship period in 2017 and 2018, and conducts interviews with students of the second and third years of the normal course of a school on the outskirts of São Gonçalo. It is assumed that the difficulties in understanding the subject are possibly linked to the ineffective methods adopted by the teacher. An alternative to overcome these difficulties would be the use in school everyday of the sociocultural approach, which privileges the horizontal relations and the objectives of the School Sociology | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de sociologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Percepções dos estudantes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curso normal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de sociologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociology teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Students' perceptions | - |
Palavras-chave: dc.subject | High School | - |
Palavras-chave: dc.subject | Course normal | - |
Palavras-chave: dc.subject | School sociology | - |
Título: dc.title | Sociologia escolar: percepções dos estudantes sobre seu papel na educação básica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: