Sociologia escolar: percepções dos estudantes sobre seu papel na educação básica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilveira, Elisabete Cristina Cruvello da-
Autor(es): dc.contributorBarreto, Alessandra Siqueira-
Autor(es): dc.contributorFelgueiras, Carmen Lúcia-
Autor(es): dc.creatorPereira, Vanessa de Mesquita-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:19:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:19:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-05-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-05-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21895-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768441-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo visa apresentar e problematizar as percepções dos estudantes do ensino médio acerca do papel da Sociologia Escolar em torno da indagação central: como os alunos percebem o papel da Sociologia, bem como seus principais problemas no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem dos seus conteúdos? Utilizando a metodologia qualitativa, a pesquisa fundamenta-se em dados observados durante o período de estágio em 2017 e 2018, além de realiza entrevistas com os discentes do segundo e terceiro anos do curso normal de uma escola da periferia de São Gonçalo. Parte-se do suposto que as dificuldades de compreensão da disciplina se vinculam possivelmente aos métodos ineficazes adotados pelo docente. Uma alternativa de superação para essas dificuldades constatadas seria o emprego no cotidiano escolar da abordagem sociocultural, que privilegia as relações horizontais e os objetivos da Sociologia Escolar-
Descrição: dc.descriptionThis article aims to present and problematize the perceptions of high school students about the role of School Sociology around the central question: how do students perceive the role of Sociology, as well as its main problems regarding the teaching-learning process? of your content? Using the qualitative methodology, the research is based on data observed during the internship period in 2017 and 2018, and conducts interviews with students of the second and third years of the normal course of a school on the outskirts of São Gonçalo. It is assumed that the difficulties in understanding the subject are possibly linked to the ineffective methods adopted by the teacher. An alternative to overcome these difficulties would be the use in school everyday of the sociocultural approach, which privileges the horizontal relations and the objectives of the School Sociology-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de sociologia-
Palavras-chave: dc.subjectPercepções dos estudantes-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectCurso normal-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de sociologia-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectSociology teaching-
Palavras-chave: dc.subjectStudents' perceptions-
Palavras-chave: dc.subjectHigh School-
Palavras-chave: dc.subjectCourse normal-
Palavras-chave: dc.subjectSchool sociology-
Título: dc.titleSociologia escolar: percepções dos estudantes sobre seu papel na educação básica-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.