Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Alves, Bruno Henrique | - |
Autor(es): dc.contributor | Moraes, Marielle Barros de | - |
Autor(es): dc.contributor | Milani, Suellen Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, João Victor Oliveira Gomes de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:19:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:19:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24345 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768440 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho busca analisar e explicitar de que forma o desenvolvimento de coleções enquanto processo de planejamento da unidade de informação, auxilia a biblioteca na manutenção de seu papel enquanto instituição. Dessa forma, são identificados os fatores nos quais a qualidade do processo é colocada em risco, além de uma análise acerca do papel do bibliotecário frente ao processo de desenvolvimento de coleções. São evidenciados conceitos sobre a origem do desenvolvimento de coleções, sua importância e função enquanto atividade de planejamento, além de versar sobre o papel da informação em mundo globalizado, como as evoluções na forma de disseminar a informação impactaram na relação entre bibliotecários e informação, consequentemente, impactando no papel do desenvolvimento de coleções. A pesquisa se constitui enquanto um estudo exploratório, com uma abordagem qualitativa, pautada em levantamento bibliográfico. O trabalho recorre à pesquisa bibliográfica enquanto procedimento de pesquisa. Em relação aos resultados, reflete a importância do desenvolvimento de coleções na construção diária de uma biblioteca ativa e atuante frente à comunidade servida por seus serviços. Além de evidenciar, a necessidade dos bibliotecários estarem sempre atentos aos fatores subjetivos que permeiam o processo, para que não ocorram eventuais casos de censura. | - |
Descrição: dc.description | This work seeks to analyze and make explicit about in what way the development of collection as a planning process for the information unit assists the library to maintain its role as an institution. Thus, the factors in which the quality of the process is put at risk are identified, in addition to an analysis of the librarian's role in the collection development process. Are highlighted concepts about the origin of the development of collections, its importance and function as a planning activity, in addition to discussing the role of information in a globalized world, as the evolutions in the way of dissemination of information impacted the relationship between librarians and information, consequently, impacting the role of collection development. The research is constituted as a exploratory study, with a qualitative approach, based on a bibliographic survey. The work uses bibliographic research as a research procedure. Regarding the results, it reflects the importance of developing collections in the daily construction of an active library for the community served by its services. In addition to highlighting the need for librarians to be always aware of the subjective factors that permeate the process, so that eventual cases of censorship do not occur. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento de coleções | - |
Palavras-chave: dc.subject | Censura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento de coleção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Censura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Collection development | - |
Palavras-chave: dc.subject | Censorship | - |
Palavras-chave: dc.subject | Plan | - |
Título: dc.title | Desenvolvimento de coleções: função institucional e social | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: