Proposições de melhorias a partir da abordagem da gestão de processos de negócios em uma pousada em Arraial do Cabo RJ

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Guido Vaz-
Autor(es): dc.contributorNavarro, Leonardo-
Autor(es): dc.contributorNarciso, Ramon Baptista-
Autor(es): dc.contributorSilva, Guido Vaz-
Autor(es): dc.creatorCorrêa, Fernando Henrique de Andrade Mello-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:19:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:19:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-15-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-15-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30370-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768408-
Descrição: dc.descriptionO crescimento do turismo no Brasil tem propiciado cada vez mais pessoas buscarem por novas experiências de viagem. Com isso o aumento da competitividade no setor turístico tem proporcionado serviços de maior qualidade ao cliente. Este cenário de alta competitividade fez o presente estudo ter por objetivo a elaboração de proposições de melhorias, com base no Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM), em uma pousada localizada em Arraial do Cabo (RJ) a fim de tornar o modelo de gestão atual mais eficiente. Buscou-se uma análise aprofundada através dos comentários realizados pelos clientes e em compreender o motivo que geram altas taxas de cancelamento no estabelecimento. A partir da metodologia Business problem-solving foram elaboradas análises utilizando ferramentas da engenharia de produção como o gráfico de Pareto e a Árvore da Realidade Atual (ARA) para identificar as causas que geram o cancelamento e desistência do serviço. Aspectos envolvendo a insatisfação e o formato de gerenciamento de reservas foram diagnosticados como os motivos principais. Foram elaboradas proposições de melhoria, modelagem da situação futura e um plano de ação. Por fim, buscou-se identificar de que forma os processos estavam alinhados a estratégia adotada e o que precisa ser aprimorado.-
Descrição: dc.descriptionThe growth of tourism in Brazil has led to more and more people searching for new travel experiences. With this, the increase in competitiveness in the tourism sector has provided higher quality services to the customer. This scenario of high competitiveness made the present study to have the purpose of elaborating proposals for improvements based on Business Process Management (BPM) in a guest house located in Arraial do Cabo (RJ). An analysis through the comments made by the customers and in understanding the reason that generate high cancellation fees in the establishment. From the business problem-solving methodology, analyzes were performed using production engineering tools such as the Pareto chart and the Current Reality Tree (ARA) to identify the causes that lead to service cancellation and withdrawal. Aspects involving dissatisfaction and the format of reservations management were diagnosed as the main reasons. Proposals for improvement, modeling of the future situation and a plan of action were elaborated. Finally, identifying how the processes were aligned with the strategy adopted and what needs to be improved.-
Descrição: dc.description93 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherRio das Ostras-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectModelagem de processos-
Palavras-chave: dc.subjectGestão de serviços-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectHotelaria-
Palavras-chave: dc.subjectCompetitividade-
Palavras-chave: dc.subjectBPS-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia de Produção-
Palavras-chave: dc.subjectHotelaria-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectGestão de processos de negócio-
Palavras-chave: dc.subjectArraial do Cabo (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectProcess modeling-
Palavras-chave: dc.subjectService management-
Palavras-chave: dc.subjectTourism-
Palavras-chave: dc.subjectHospitality-
Palavras-chave: dc.subjectCompetitiveness-
Palavras-chave: dc.subjectBPS-
Título: dc.titleProposições de melhorias a partir da abordagem da gestão de processos de negócios em uma pousada em Arraial do Cabo RJ-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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