Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Meiriño, Marcelo Jasmim | - |
Autor(es): dc.contributor | Carmo, Cristiano Saad Travassos do | - |
Autor(es): dc.contributor | Faísca, Renata Gonçalves | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Marcus Vinicius Rosário da | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Isaac Luiz Alves de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:19:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:19:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/31676 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768402 | - |
Descrição: dc.description | O atual cenário da construção civil exige a aplicação do Building Information Modeling (BIM) em contextos que demandam respostas rápidas e eficientes, como projetos emergenciais. Nesse contexto, o BIM tem desempenhado um papel transformador na indústria de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC), e sua aplicação no gerenciamento de desastres revela oportunidades, apesar de haver limitações. A pesquisa busca preencher lacunas de conhecimento ao analisar a percepção de especialistas sobre a aplicação do BIM em projetos emergenciais. Utilizando diferentes abordagens, como a revisão de literatura, a aplicação de questionário e a realização de entrevista, o estudo explora conteúdos científicos, além de opiniões e percepções de especialistas sobre o tema. A revisão de literatura abrange conhecimentos já estabelecidos, por outro lado as informações obtidas por meio da pesquisa de levantamento oferecem aspectos que amplificam a visão sobre o tema e se afastam do senso comum quando o assunto é BIM. Os resultados obtidos demonstram que, embora existam desafios a serem superados por profissionais da área, os ganhos proporcionados pelo BIM ao ciclo de vida desses projetos são consideráveis | - |
Descrição: dc.description | Building Information Modeling (BIM) has played a transformative role in the Architecture, Engineering, and Construction (AEC) industry, particularly in emergency projects that require quick and efficient responses. Building Information Modeling (BIM) has played a transformative role in the Architecture, Engineering, and Construction (AEC) industry, particularly in emergency projects that require quick and efficient responses. Building Information Modeling (BIM) has played a transformative role in the Architecture, Engineering, and Construction (AEC) industry, particularly in emergency projects that require quick and efficient responses. However, its application in disaster management has limitations despite the opportunities it presents. The research aims to address knowledge gaps by analyzing experts' perceptions of the application of BIM in emergency projects. The study employs various methods, including a literature review, a questionnaire, and an interview, to explore scientific content, as well as experts' opinions and perceptions on the subject. The literature review covers established knowledge, while the survey research provides additional insights into the subject matter and moves beyond common assumptions about BIM. The results demonstrate that, despite challenges faced by professionals in the field, BIM offers significant benefits to the life cycle of these projects | - |
Descrição: dc.description | 84 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | BIM | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projetos emergenciais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gerenciamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Catástrofe | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desastre | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelagem de informação da construção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desastre natural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indústria da construção civil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Emergency projects | - |
Palavras-chave: dc.subject | Management | - |
Palavras-chave: dc.subject | Catastrophe | - |
Palavras-chave: dc.subject | Disaster | - |
Título: dc.title | Proposta de instrumento dedicado ao mapeamento da percepção de especialistas sobre aplicações do bim em projetos emergenciais | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: