Ensino de Física por investigação: uma proposta para o estudo da entropia no ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza , Eduardo Oliveira Ribeiro de-
Autor(es): dc.contributorFernandes , Sandro Soares-
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Carlos Frederico Marçal-
Autor(es): dc.creatorBorges, Matheus Jeronimo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:19:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:19:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-23-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26599-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768382-
Descrição: dc.descriptionA Entropia nas aulas de física do Ensino Médio é um tópico pouco valorizado. Os motivos dessa desvalorização são diversos, como a formação do professor sobre o tema, a escassez de material didático que traga boas propostas para o ensino da Entropia e o baixo índice de publicação de artigos e produtos educacionais relacionados a Entropia, principalmente se tratando de uma abordagem investigativa. Assim, este trabalho tem como objetivo principal propor uma atividade investigativa sobre a Entropia. Para tanto, foi realizada uma retrospectiva conceitual e histórica sobre a Entropia, sua presença na BNCC e nos livros aprovados pelo PNLD 2021 e uma discussão sobre sua presença no cotidiano. Além disso, foi abordada as características e classificações das Atividades Investigativas, o papel do professor em um ensino por investigação em uma aula de ciências e a importância da argumentação em sala dos alunos. Por fim, foi proposta uma atividade investigativa caracterizada como um problema aberto para o Ensino Médio e relatada uma aplicação em sala como validação do material utilizado.-
Descrição: dc.descriptionEntropy in high school physics classes is an undervalued topic. The reasons for this devaluation are diverse, such as teacher training on the subject, the scarcity of didactic material that brings good proposals for the teaching of Entropy and the low rate of publication of articles and educational products related to Entropy, especially when it comes to an inquiry approach. Thus, this work has as main objective to propose an inquiry activity about Entropy. For that, a conceptual and historical retrospective was carried out about Entropy, its presence in the BNCC and in the books approved by the PNLD 2021 and a discussion about its presence in everyday life. In addition, the characteristics and classifications of Inquiry Activities, the role of the teacher at an inquiry teaching in a science class and the importance of argumentation of the student at classroom were addressed. Finally, an inquiry activity characterized as an open problem for High School was proposed and an application at the classroom was reported as a validation of the material used.-
Descrição: dc.description49 f-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectAtividade Investigativa-
Palavras-chave: dc.subjectArgumentação-
Palavras-chave: dc.subjectEntropia-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectAtividade Investigativa-
Palavras-chave: dc.subjectArgumentação-
Palavras-chave: dc.subjectEntropia-
Palavras-chave: dc.subjectProdução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics Teaching-
Palavras-chave: dc.subjectInquiry Activity-
Palavras-chave: dc.subjectArgumentation-
Palavras-chave: dc.subjectEntropy-
Título: dc.titleEnsino de Física por investigação: uma proposta para o estudo da entropia no ensino médio-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.