Gostar de ler: o mangá na formação de leitores

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFurtado, Joaci Pereira-
Autor(es): dc.contributorAlves, Bruno Henrique-
Autor(es): dc.contributorMoraes, Marielle Barros de-
Autor(es): dc.creatorLobo, Camila Teixeira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:19:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:19:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-03-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-03-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24502-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768364-
Descrição: dc.descriptionEsta monografia visa discutir o mangá como instrumento formador de leitores e a importância da adoção desse tipo de história em quadrinhos em acervos de bibliotecas. Primeiro, apresenta-se o mangá, com seus principais conceitos, depois um breve histórico do surgimento desses quadrinhos no Japão e no Brasil. Para avaliar os benefícios dos quadrinhos japoneses como instrumento de leitura e sua importância em acervos de unidades de informação, promove-se uma reflexão com base teórica com a finalidade de discutir os pontos positivos e possíveis negativos. Utilizaram-se diversos pesquisadores de variadas áreas, todos com pesquisas sobre leitura e/ou mangá. Por fim, apresenta-se uma pesquisa quantitativa, realizada por meio de formulário on-line com os leitores desse gênero, a fim de analisar o perfil socioeconômico e cultural e suas práticas de leituras. No geral, o resultado desta pesquisa mostra-se otimista, ao considerar positivo os resultados da análise do formulário, relacionado às discussões dos pesquisadores.-
Descrição: dc.descriptionThis undergraduated thesis aims to discuss the manga as a tool for reading development and the importance of its adoption in library collections. First we present manga, with its main concepts and a brief historic of these comics in Japan and Brazil. In order to evaluate the benefits of Japanese comics as a reading instrument and its importance in library collections, a theoretical reflection is promoted in order to discuss the positive and possible negative points. We used several researchers from different areas, all with research about reading and/or manga. Finally, we present a quantitative research, conducted through an online form with manga readers, in order to analyze the socioeconomic and cultural profiles and reading practices. Overall, the result of this research is optimistic, as we consider positive the results of the analysis of the form, related to the researchers' discussions.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMangás-
Palavras-chave: dc.subjectHistória em quadrinhos-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de leitores-
Palavras-chave: dc.subjectAcervo-
Palavras-chave: dc.subjectHistória em quadrinhos-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectLeitor-
Palavras-chave: dc.subjectManga-
Palavras-chave: dc.subjectComics-
Palavras-chave: dc.subjectReading-
Palavras-chave: dc.subjectReading development-
Palavras-chave: dc.subjectCollection-
Título: dc.titleGostar de ler: o mangá na formação de leitores-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.