Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Furtado, Joaci Pereira | - |
Autor(es): dc.contributor | Alves, Bruno Henrique | - |
Autor(es): dc.contributor | Moraes, Marielle Barros de | - |
Autor(es): dc.creator | Lobo, Camila Teixeira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:19:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:19:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24502 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768364 | - |
Descrição: dc.description | Esta monografia visa discutir o mangá como instrumento formador de leitores e a importância da adoção desse tipo de história em quadrinhos em acervos de bibliotecas. Primeiro, apresenta-se o mangá, com seus principais conceitos, depois um breve histórico do surgimento desses quadrinhos no Japão e no Brasil. Para avaliar os benefícios dos quadrinhos japoneses como instrumento de leitura e sua importância em acervos de unidades de informação, promove-se uma reflexão com base teórica com a finalidade de discutir os pontos positivos e possíveis negativos. Utilizaram-se diversos pesquisadores de variadas áreas, todos com pesquisas sobre leitura e/ou mangá. Por fim, apresenta-se uma pesquisa quantitativa, realizada por meio de formulário on-line com os leitores desse gênero, a fim de analisar o perfil socioeconômico e cultural e suas práticas de leituras. No geral, o resultado desta pesquisa mostra-se otimista, ao considerar positivo os resultados da análise do formulário, relacionado às discussões dos pesquisadores. | - |
Descrição: dc.description | This undergraduated thesis aims to discuss the manga as a tool for reading development and the importance of its adoption in library collections. First we present manga, with its main concepts and a brief historic of these comics in Japan and Brazil. In order to evaluate the benefits of Japanese comics as a reading instrument and its importance in library collections, a theoretical reflection is promoted in order to discuss the positive and possible negative points. We used several researchers from different areas, all with research about reading and/or manga. Finally, we present a quantitative research, conducted through an online form with manga readers, in order to analyze the socioeconomic and cultural profiles and reading practices. Overall, the result of this research is optimistic, as we consider positive the results of the analysis of the form, related to the researchers' discussions. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mangás | - |
Palavras-chave: dc.subject | História em quadrinhos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de leitores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acervo | - |
Palavras-chave: dc.subject | História em quadrinhos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Manga | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading development | - |
Palavras-chave: dc.subject | Collection | - |
Título: dc.title | Gostar de ler: o mangá na formação de leitores | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: