Mudança nos hábitos de consumo e posicionamento estratégico: análise da indústria de refrigerantes brasileira

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSalles, Mara Telles-
Autor(es): dc.contributorFarias Filho, Jose Rodrigues de-
Autor(es): dc.contributorFerraz, Fernando Toledo-
Autor(es): dc.creatorBelo, Caique Gomes Filadelpho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:19:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:19:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-23-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/8310-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768359-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho buscou analisar o atual contexto da indústria de refrigerantes brasileira, levantando os principais fatores de mudanças nos hábitos de consumo tanto por fatores econômicos, como fatores de saudabilidade. Além disso, foram levantadas ações estratégicas das duas grandes empresas do setor que visam a adaptação dentro desse novo contexto. Para isso foi realizada a análise do cenário competitivo com base nas forças de Porter, foram levantados dados quantitativos da indústria por meio de fontes como ABIR e IBGE e dados qualitativos em relação aos motivos que levam os consumidores a mudarem seus hábitos de consumo. Os resultados apontam a crise econômica e a diminuição da renda disponível e fatores de conscientização na relação saúde e alimentação como principais fatores de mudanças nos hábitos de consumo, fazendo com que os consumidores passem a consumir outras marcas ou outros produtos, e então é possível identificar medidas como aquisição de novas marcas e produtos e a adaptação de fórmulas dos produtos e do portfólio de embalagens oferecidas-
Descrição: dc.descriptionThe main purpose of this study is to analyze the present context of the Brazilian soft drinks industry, bringing up the factors that causes the changes in the consumption habits, both for economic factors as health related factors. Furthermore, the study presents a discussion about some strategic actions of the two big companies in this sector and how they are adapting to this new scenario. To achieve this it was realized an analysis of the competitive environment with support of the Porters five forces theory, quantitative data about the industry were raised in sources like ABIR and IBGE and qualitative data about the reasons why the consumers are changing their habits. The results shows the economic crisis and the dwindling of income and also the awareness about the relation between feeding and health as the main factors which makes the costumers opt for another brand or products. Then is possible to identify actions like the acquisition of new brands and products, and the adaption of the products recipes and the packaging portfolio-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectRefrigerantes-
Palavras-chave: dc.subjectHábitos de consumo-
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente competitivo-
Palavras-chave: dc.subjectForças de Porter-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento estratégico-
Palavras-chave: dc.subjectHábito alimentar-
Palavras-chave: dc.subjectIndústria de bebida-
Palavras-chave: dc.subjectRefrigerante-
Palavras-chave: dc.subjectSoft drinks-
Palavras-chave: dc.subjectConsumption habits-
Palavras-chave: dc.subjectCompetitive environment-
Palavras-chave: dc.subjectPorter five forces theory-
Título: dc.titleMudança nos hábitos de consumo e posicionamento estratégico: análise da indústria de refrigerantes brasileira-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.