Cenários e Concepções de Formação do Professor de Física da Educação Básica na Virada do Milênio: do físico-educador ao educador em física, superação possível?

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorQueiroz, Gloria Regina Pessoa Campello-
Autor(es): dc.contributorCPF:10559418787-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4783486P7-
Autor(es): dc.contributorValle, Bertha de Borja Reis do-
Autor(es): dc.contributorCPF:06040748753-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786461Y5-
Autor(es): dc.contributorLinhares, Célia Frazão Soares-
Autor(es): dc.contributorCPF:33901384715-
Autor(es): dc.creatorAssis, Rosângela Araújo ábido de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:19:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:19:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2005-03-09-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2004-08-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21019-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768339-
Descrição: dc.descriptionProcura-se neste trabalho delinear cenários institucionais e epistemológicos que caracterizam o horizonte da reforma da formação inicial dos professores de Física para a Educação Básica brasileira, empreendida pelo governo federal na virada do milênio, com o objetivo de levantar as principais concepções de formação em disputa. A partir da análise de documentos normativos expedidos pelo Conselho Nacional de Educação e de posições de formadores, procuramos identificar concepções de formação do professor de Física e discutir algumas tensões relativas ao entendimento destas concepções por diversos agentes envolvidos. Identificou-se que, no período considerado, a formação inicial dos professores de Física para a escola básica se fazia predominantemente em instituições universitárias com pequena presença do setor privado e que variadas concepções presidiam esta formação, num leque que contempla desde o entendimento do professor de Física como o Físico que gosta de ensinar a concepções emergentes que se aproximam do entendimento da formação de um Educador que ensina Física.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Publicador: dc.publisherBR-
Publicador: dc.publisherUFF-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da Física-
Palavras-chave: dc.subjectFísica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Básica-
Palavras-chave: dc.subjectFísica (ensino médio)-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleCenários e Concepções de Formação do Professor de Física da Educação Básica na Virada do Milênio: do físico-educador ao educador em física, superação possível?-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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