Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Queiroz, Gloria Regina Pessoa Campello | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:10559418787 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4783486P7 | - |
Autor(es): dc.contributor | Valle, Bertha de Borja Reis do | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:06040748753 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786461Y5 | - |
Autor(es): dc.contributor | Linhares, Célia Frazão Soares | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:33901384715 | - |
Autor(es): dc.creator | Assis, Rosângela Araújo ábido de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:19:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:19:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2005-03-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2004-08-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21019 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768339 | - |
Descrição: dc.description | Procura-se neste trabalho delinear cenários institucionais e epistemológicos que caracterizam o horizonte da reforma da formação inicial dos professores de Física para a Educação Básica brasileira, empreendida pelo governo federal na virada do milênio, com o objetivo de levantar as principais concepções de formação em disputa. A partir da análise de documentos normativos expedidos pelo Conselho Nacional de Educação e de posições de formadores, procuramos identificar concepções de formação do professor de Física e discutir algumas tensões relativas ao entendimento destas concepções por diversos agentes envolvidos. Identificou-se que, no período considerado, a formação inicial dos professores de Física para a escola básica se fazia predominantemente em instituições universitárias com pequena presença do setor privado e que variadas concepções presidiam esta formação, num leque que contempla desde o entendimento do professor de Física como o Físico que gosta de ensinar a concepções emergentes que se aproximam do entendimento da formação de um Educador que ensina Física. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Educação | - |
Publicador: dc.publisher | Educação | - |
Publicador: dc.publisher | BR | - |
Publicador: dc.publisher | UFF | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino da Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física (ensino médio) | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Cenários e Concepções de Formação do Professor de Física da Educação Básica na Virada do Milênio: do físico-educador ao educador em física, superação possível? | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: