Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Viterbo Filho, José | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Érica Mourão da | - |
Autor(es): dc.contributor | Miranda, Leandro Botelho Alves de | - |
Autor(es): dc.creator | Alves, João Victor Figueroa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:19:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:19:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22494 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768337 | - |
Descrição: dc.description | A educação tradicional posiciona professores como protagonistas do processo educacional, atribuindo-os o papel de detentores do conhecimento e responsáveis por sua transmissão aos discentes. Estes são vistos como coadjuvantes aos quais é atribuída a responsabilidade de absorver o conteúdo exposto. Todavia, é cada vez mais claro que tempos contemporâneos demandam por metodologias educacionais alternativas que sejam adequadas a uma sociedade que se serve de modernas tecnologias em diversos outros contextos de nossa vida cotidiana. Metodologias ativas se mostram como uma boa saída de levar o protagonismo do processo educacional aos alunos e atualmente algumas iniciativas apresentam plataformas digitais capazes de viabilizar o uso destas metodologias em larga escala. Este estudo buscou correlacionar desempenhos obtidos por alunos do ensino básico em uma plataforma educacional digital que faz uso de metodologias ativas com o desempenho obtido por estes alunos em avaliações onde metodologias ativas não são empregadas. O objetivo deste estudo foi determinar se tal plataforma pode servir como um preditor de desempenho dos alunos em contextos tradicionais, o que facilitaria a adoção de plataformas digitais que empregam metodologias ativas. O estudo apresentou resultados positivos, demonstrando, em alguns cenários, alta correlação entre o desempenho dos alunos nos contextos analisados | - |
Descrição: dc.description | Traditional education places teachers as protagonists in the educational process, assigning them with the role of knowledge holders and making them responsible for its transmission to students. Students are seen as supporting characters who are responsible for absorbing the exposed content. However, it is increasingly clear that contemporary times demand alternative educational methodologies that are suitable for a society that uses modern technologies in several other contexts of our daily life. Active methodologies show themselves as a good way to bring the protagonism of the educational process to students and currently some initiatives present digital platforms capable of enabling the use of these methodologies on a large scale. This study sought to correlate performances obtained by students of basic education in a digital educational platform that makes use of active methodologies with the performance obtained by these students in evaluations where active methodologies are not employed.The aim of this study was to determine whether such a platform can serve as a predictor of student performance in traditional contexts, which would facilitate the adoption of digital platforms that employ active methodologies. The study showed positive results, demonstrating, in some contexts, a high correlation between student performance in the analyzed contexts | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologias ativas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Plataformas educacionais digitais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gamificação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistemas de informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia da educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Actives methodologies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital educational platforms | - |
Palavras-chave: dc.subject | Basic education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gamification | - |
Título: dc.title | Estudo da correlação entre os indicadores de desempenho de alunos do ensino básico no uso de plataformas educacionais digitais e seus resultados em avaliações tradicionais | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: