Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Marton, Silmara Lídia | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, André Andrade | - |
Autor(es): dc.contributor | Craveiro, Clarissa Bastos | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Janaina Beatriz da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:19:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:19:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-08-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-08-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-08-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/2118 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768325 | - |
Descrição: dc.description | O tema "Ensino Religioso" ainda é muito polêmico e, principalmente, dentro da escola. A maneira como a disciplina acontece atualmente em sala de aula me incentivou a pesquisar sobre as possibilidades de uma didática diferente a fim de contemplar não somente a legislação relativa a esse tema como no sentido de encontrar alternativas para o exercício não doutrinário da disciplina, tendo como prioridade a educação dos alunos e sua diversidade cultural. Para isso, foi realizada uma ampla pesquisa bibliográfica sobre as leis que mantêm a disciplina como parte do currículo das escolas públicas, os artigos que discutem a sua relação conflituosa com a laicidade, textos de pesquisadores que atuam no campo das "Ciências da Religião" e uma proposta de ensino como possibilidade de prática da disciplina. Discuto sobre a importância da espiritualidade na condição humana e apresento as "Ciências da Religião" como um campo de conhecimento essencial à construção de um diálogo mais apropriado entre Escola, Educação, Religião e Estado. Por fim, destaco as contribuições de uma proposta intitulada "Ensino Inter-Religioso", dentro da qual temos a oportunidade de compreender a riqueza desse conhecimento | - |
Descrição: dc.description | The theme "Religious Education" is still very controversial, and especially within the school. The way the discipline currently happens in the classroom encouraged me to research the possibilities of a different teaching to contemplate not only the legislation concerning this issue and in order to find alternatives for non-doctrinaire exercise of discipline, with the priority the education of students and their cultural diversity. For this, a wide literature on the laws that maintain the discipline as part of the public school curriculum was carried out, the articles discuss their adversarial relationship with secularism, researchers texts working in the field of "Religious Studies" and an educational proposal as a possibility to practice the discipline. I discuss the importance of spirituality in the human condition and present the "religious studies" as an essential field of knowledge to build a more appropriate dialogue between School, Education, Religion and State. Finally, highlight the contributions of a proposal "Inter-Religious Education", where we have the opportunity to understand the wealth of this knowledge | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Angra dos Reis | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino religioso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências da religião | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Religious education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science of religion | - |
Título: dc.title | O ensino religioso e seus desafios na escola: estudo de uma proposta de ensino inter-religioso | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: