Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Martins, Jorge Simões de Sá | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Carlos Eduardo Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor | Nunes, Wallace de Castro | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Hugo Soler de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:19:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:19:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-03-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-03-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/5972 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768318 | - |
Descrição: dc.description | Esse trabalho tem como objetivo desenvolver uma ferramenta diagnóstica dos conceitos newtonianos para o ensino médio brasileiro. Foi utilizado como ponto inicial da pesquisa o Inventário do Conceito de Força (FCI) e um banco de dados contendo o resultado de sua aplicação a diversas turmas para tratar de forma quantitativa a elaboração dos diagnósticos. Utilizei também as ideias dos Inventários Reduzidos do Conceito de Força e tentei validá-las para o cenário brasileiro. Paralelamente, para a melhor compreensão do funcionamento do FCI, foram realizadas entrevistas com alunos que haviam sido expostos ao diagnóstico. Como resultado, proponho o Inventário Reduzido Fluminense, que estatisticamente se mostrou equivalente ao FCI e é ajustado ao cenário brasileiro | - |
Descrição: dc.description | This work had as its objective the development of a survey tool for the newtonian concepts, focused on the Brazilian high school environment. The starting points of this research were the Force Concept Inventory (FCI) and a database with the results of its application to freshmen classes at UFF, which was used for a quantitative formulation of the survey. I also built on the idea of the Half-length Force Concept Inventory, which I tried to validate using data from brazilian college freshmen. At the same time, interviews were conducted with students who had been exposed to the FCI survey for a better understanding of its structure. As a result, I propose the Inventário Reduzido Fluminense, which I show to be statistically equivalent to the FCI | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leis de Newton | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ferramenta | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diagnóstico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de física | - |
Título: dc.title | Inventário reduzido fluminense | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: