Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Müller Junior, Adalberto | - |
Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Mariana de Toledo | - |
Autor(es): dc.contributor | Martoni, Alex Sandro | - |
Autor(es): dc.contributor | Ulm, Hernan Rodolfo | - |
Autor(es): dc.contributor | Farinaccio, Pascoal | - |
Autor(es): dc.creator | Amorim, Naiana Mussato | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:19:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:19:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/7172 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768301 | - |
Descrição: dc.description | Esta tese é um estudo das novelas gráficas From Hell (2010), Lost Girls (2007) e Watchmen (2011), escritas por Alan Moore, a partir de uma reflexão sobre a percepção na filosofia de Henri Bergson. Queremos mostrar como ocorrem as operações que envolvem composição da narrativa e entender as marcas deixadas pelos movimentos da percepção, tais como obscurecer as laterais para destacar um quadro, contrair a duração e solidificá- la em momentos descontínuos e justapostos. Desse modo, será possível recolocar o problema da visibilidade a partir da participação da memória. Ao invés de pensar a imagem em um duplo entre visível e invisível, esta tese propõe recolocar o problema da visibilidade na tríade “dispositivo”, “vazio” e “figuração”. A questão assim recolocada permitirá entender o tempo da imagem; estabelecer a relação e a diferença entre imagem visual e linguagem verbal; e indicar o corpo como ferramenta para entender a relação entre leitura e texto. Portanto, os resultados de nossos estudos mostram uma utilidade mais geral: entender o movimento da percepção pode viabilizar uma nova reflexão sobre literatura e mídias | - |
Descrição: dc.description | This dissertation is a study of graphic novels From Hell (2010), Lost Girls (2007) and Watchmen (2011), written by Alan Moore, from the perspective of Henri Bergson’s perception philosophy. Our aim is to investigate the operations that involve the graphic novel’s construction and understand the marks left by the movements of perception, such as as obscuring the sides to highlight a f rame, contract the duration and solidify it in discontinuous and juxtaposed moments. In this way, it was possible to replace the problem of visibility by understanding the active participation of memory in the process. Instead of thinking the image in a do uble between visible and invisible, this thesis proposes to reframe the problem of visibility in the triad "device", "void" and "figuratio n". The question thus replaced allows to understand the image’s duration; to establish the relationship and the difference between visual image and verbal language; and finally to indicate the body as a tool to understand the relationship between reading and text. Therefore, the results of our studies show a more general utility: to understand the movement of perception m ight help to create new ways of understanding the relations hip of media and literature | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | História em quadrinhos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Percepção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Henri Bergson | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção intelectual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Percepção visual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alan Moore | - |
Palavras-chave: dc.subject | História em quadrinhos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Moore, Alan, 1953- | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bergson, Henri, 1859-1941 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Perception | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Image | - |
Título: dc.title | Histórias em quadrinhos e percepção: como o movimento se torna visível | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: