Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Vieira, Fernando de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:68457812222 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0466871542118551 | - |
Autor(es): dc.contributor | Andrade, Emmanuel Paiva de | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:10033425422 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791508Z3 | - |
Autor(es): dc.creator | Travassos, Paula Francineti da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:19:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:19:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-06-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/18875 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768299 | - |
Descrição: dc.description | The current study aims to investigate whether institutional self-evaluation may or not be considered an efficient tool to be used by Colleges and Universities in order to develop organizational learning processes and management knowledge. The work is based on SINAES MEC instructions and SWOT analysis and Porter s five forces. Data were based upon SWOT analysis. Furthermore, observations and documental analysis were done. The results of the research were arranged in tables, in order to show IES weaknesses and potentialities. The work also reveals that knowing their lack of strength and qualities, Colleges and Universities can improve their services as well give better conditions of working for their staff. It is also important to highlight that institutional self-evaluation requires encouragement to its practice. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal Fluminense | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa investigou a Avaliação Institucional como um instrumento eficaz para desenvolver a aprendizagem organizacional em uma instituição privada de ensino superior. Foram adotadas como base e principal referencial teórico para o trabalho, teorias sobre gestão do conhecimento, aprendizagem organizacional, diretrizes de auto-Avaliação Institucional SINAES MEC e a análise do modelo SWOT, baseado nas cinco forças de Porter. Para a coleta de dados, foi usado o modelo de diagnóstico apoiado em estudos da análise SWOT. Além disso, foram conduzidas observações participantes e análise documental, com vistas a encontrar respostas para a questão investigativa. Os resultados foram dispostos por meio de tabelas, que demonstraram as fragilidades e as potencialidades organizacionais da IES investigada. A conclusão apontou que a partir da análise dos resultados obtidos na avaliação institucional, a instituição estudada buscou melhores formas de trabalhar suas potencialidades, bem como de corrigir suas fragilidades, uma atitude que contribuiu para que os participantes deste processo pudessem se utilizar dessas informações. É importante ressaltar que o conhecimento produzido através do diagnóstico institucional tornou-se um fator favorável para desenvolver aprendizagem organizacional na IES, mas para que este objetivo seja alcançado é preciso que a IES estimule e efetive uma cultura que contribua para sua prática. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Sistemas de Gestão | - |
Publicador: dc.publisher | Segurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Auto - Avaliação Institucional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Organizacional e Gestão do Conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Higher Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Institutional Self-Evaluation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Organizational Learning Process | - |
Palavras-chave: dc.subject | and Management Knowledge | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | - |
Título: dc.title | ESTUDO DE CASO: AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO PARA DESENVOLVER A PRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL NA IES PRIVADA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: