ESTUDO DE CASO: AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO PARA DESENVOLVER A PRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL NA IES PRIVADA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVieira, Fernando de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorCPF:68457812222-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0466871542118551-
Autor(es): dc.contributorAndrade, Emmanuel Paiva de-
Autor(es): dc.contributorCPF:10033425422-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791508Z3-
Autor(es): dc.creatorTravassos, Paula Francineti da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:19:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:19:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2010-06-08-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2009-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18875-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768299-
Descrição: dc.descriptionThe current study aims to investigate whether institutional self-evaluation may or not be considered an efficient tool to be used by Colleges and Universities in order to develop organizational learning processes and management knowledge. The work is based on SINAES MEC instructions and SWOT analysis and Porter s five forces. Data were based upon SWOT analysis. Furthermore, observations and documental analysis were done. The results of the research were arranged in tables, in order to show IES weaknesses and potentialities. The work also reveals that knowing their lack of strength and qualities, Colleges and Universities can improve their services as well give better conditions of working for their staff. It is also important to highlight that institutional self-evaluation requires encouragement to its practice.-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Federal Fluminense-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa investigou a Avaliação Institucional como um instrumento eficaz para desenvolver a aprendizagem organizacional em uma instituição privada de ensino superior. Foram adotadas como base e principal referencial teórico para o trabalho, teorias sobre gestão do conhecimento, aprendizagem organizacional, diretrizes de auto-Avaliação Institucional SINAES MEC e a análise do modelo SWOT, baseado nas cinco forças de Porter. Para a coleta de dados, foi usado o modelo de diagnóstico apoiado em estudos da análise SWOT. Além disso, foram conduzidas observações participantes e análise documental, com vistas a encontrar respostas para a questão investigativa. Os resultados foram dispostos por meio de tabelas, que demonstraram as fragilidades e as potencialidades organizacionais da IES investigada. A conclusão apontou que a partir da análise dos resultados obtidos na avaliação institucional, a instituição estudada buscou melhores formas de trabalhar suas potencialidades, bem como de corrigir suas fragilidades, uma atitude que contribuiu para que os participantes deste processo pudessem se utilizar dessas informações. É importante ressaltar que o conhecimento produzido através do diagnóstico institucional tornou-se um fator favorável para desenvolver aprendizagem organizacional na IES, mas para que este objetivo seja alcançado é preciso que a IES estimule e efetive uma cultura que contribua para sua prática.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Sistemas de Gestão-
Publicador: dc.publisherSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Superior-
Palavras-chave: dc.subjectAuto - Avaliação Institucional-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Organizacional e Gestão do Conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectHigher Education-
Palavras-chave: dc.subjectInstitutional Self-Evaluation-
Palavras-chave: dc.subjectOrganizational Learning Process-
Palavras-chave: dc.subjectand Management Knowledge-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleESTUDO DE CASO: AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO PARA DESENVOLVER A PRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL NA IES PRIVADA-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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