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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Garcia, Pauli Adriano de Almada | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Murilo Alvarenga | - |
Autor(es): dc.contributor | Lacerda, Pítias Teodoro | - |
Autor(es): dc.creator | Penhichi, Mariana Fernandes Braz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:19:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:19:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-10-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-10-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/2306 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768292 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo tem como objetivo verificar o auxílio de um sistema especialista no processo de tomada de decisão de uma equipe participante de um jogo de empresas, visando à melhoria dos resultados da mesma. Como as decisões dos gestores das equipes estão sujeitas a subjetividade, foi escolhida a lógica fuzzy como método de apoio a decisão, visto que a mesma transforma subjetividade em graus de pertinência, utilizando-se da experiência de especialistas em situações passadas para criar um modelo baseado em regras para a tomada de decisão. Assim, foram criadas regras pertinentes ao simulador organizacional adotado no jogo de empresas escolhido levando em consideração as variáveis associadas ao processo decisório. Para esta pesquisa, foi selecionado pelo especialista o caso de uma empresa que obteve o pior resultado da sua indústria no jogo, resultado este obtido sem o uso de qualquer ferramenta de apoio à decisão. A pesquisa ocorreu através de rodadas artificiais (teste de bancada) alterando as decisões da equipe escolhida pelas decisões produzidas pelo conjunto de heurísticas geradas pelo sistema especialista criado. Como conclusão pôde-se observar que a empresa utilizando o sistema especialista saiu da última colocação para a terceira. Sendo assim, à luz dessa observação conclui-se ser possível obter bons resultados com o uso de um sistema de inferência fuzzy como suporte à tomada de decisão no ambiente de jogos simulados | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tomada de decisão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lógica fuzzy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos de empresas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Simulador organizacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo decisório | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lógica fuzzy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogo de empresas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Simulação | - |
Título: dc.title | Estudo da lógica com ferramenta de apoio à decisão em jogos de empresas simuladas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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