Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Leal, Paula Glenadel | - |
Autor(es): dc.contributor | Nuñez, Carlinda Fragale Pate | - |
Autor(es): dc.contributor | Motta, Marcus Alexandre | - |
Autor(es): dc.contributor | Kempinska, Olga Donata Guerizoli | - |
Autor(es): dc.contributor | Dassie, Franklin Alves | - |
Autor(es): dc.creator | Moraes, Thiago Ponce de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:19:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:19:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/3561 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768284 | - |
Descrição: dc.description | A presente tese aborda abrangentemente a obra poética e em prosa do poeta romeno Paul Celan, tendo como objetivo pensá-la a partir de uma reflexão sobre escrita e leitura, que acaba por se encaminhar para uma reflexão mais ampla sobre a linguagem. Nesse sentido, a própria forma de escrita deste trabalho – que parte da leitura de discursos e de textos em prosa de Celan, bem como da leitura de seus poemas – é um problema fundamental para a tese. Tal problema se constitui, em última análise, como interrogação metodológica fundadora do modo vacilante e indecidível pelo qual a leitura se desempenha ante as palavras do poeta. Dividida em duas partes principais – e, posteriormente, repartida outras várias vezes: como meridianos –, a tese ambiciona provocar as instâncias estáveis de qualquer escrita que se proponha a dialogar com poemas. Sendo assim, a tese busca a todo tempo pensar a possibilidade de relação com o outro – sentido e destino da arte –, relação tão indissociável quanto a de escrita e de leitura, repensando o próprio papel da escrita que se queira crítica | - |
Descrição: dc.description | This thesis comprehensively approaches the poetry and prose works of the Romanian poet Paul Celan, aiming to think about them from a reflection on writing and reading, which ultimately moves toward a broader reflection on language. In this sense, the very form of writing of this work – that departs from the reading of Celan’s speeches and prose, as well as of his poems – is a fundamental problem for the thesis. This problem is, at last, a methodological questioning that founds the faltering and undecidable way through which the reading performs before the poet’s words. Divided into two main parts – and subsequently distributed other several times: as meridians – the thesis aims to provoke the stable instances of any writing that proposes to establish a dialogue with poems. Thus, the thesis intends to think thouroughly the possibility of relation with the other – art’s way and destiny –, a relation that is as inseparable as the one concerning writing and reading, at the same time rethinking the very role of a writing that longs to be critic | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Paul Celan | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura poética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poética da dúvida | - |
Palavras-chave: dc.subject | Meridiano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura romena | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poesia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prosa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escrita | - |
Palavras-chave: dc.subject | Celan, Paul, 1920-1970 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poetic reading | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poetics of doubt | - |
Palavras-chave: dc.subject | Meridian | - |
Título: dc.title | Nó de ar – Paul Celan: leituras, destinos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: