Mercado em ciclos: um estudo sobre mulheres, menstruação e produtos ecológicos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTayt-Son, Debora Bogea da Costa-
Autor(es): dc.contributorRamos Filho, Américo da Costa-
Autor(es): dc.contributorRocha, Ana Raquel Coelho-
Autor(es): dc.creatorPinho, Bianca Simões-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:19:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:19:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-08-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-08-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28103-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768272-
Descrição: dc.descriptionTendo em vista a persistente visão negativa sobre o fenômeno da menstruação e as recentes mudanças de mercado voltadas para a busca de um consumo ecológico e de representações femininas reais, a vigente pesquisa busca entender a relação entre mulheres, menstruação e essas novas tendências, a fim de responder a pergunta: Como as consumidoras de produtos menstruais ecológicos percebem sua relação com a menstruação e com esses produtos? Para tanto, foi necessário compreender conceitos associados à antropologia do consumo e a relação entre consumo, cultura e comportamento do consumidor; investigar os aspectos culturais da menstruação como fato social para as mulheres brasileiras; entender as novas tendências ecológicas de mercado e como a publicidade e o marketing voltado para o público feminino e para a menstruação evoluíram ao longo do tempo. Realiza-se então uma pesquisa baseada em análise de textos culturais, por meio do estudo de propagandas, para compreender a evolução do mercado e da representação feminina e entrevistas com consumidoras, a fim de compreender sua relação com a menstruação antes e após o uso dos produtos menstruais ecológicos. Conclui-se que, em termos de mercado, as propagandas pertencentes à segunda metade do séc. XXI começaram a representar a menstruação como um fenômeno positivo e natural. Com relação à relação das entrevistadas com a menstruação, sua relação aparenta ter melhorado após o uso dos produtos menstruais ecológicos por se sentirem mais seguras e confiantes, uma vez que os produtos aparentam ter gerado maior autonomia e conforto para elas.-
Descrição: dc.description64 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMenstruação-
Palavras-chave: dc.subjectProdutos menstruais-
Palavras-chave: dc.subjectMulheres-
Palavras-chave: dc.subjectAbsorvente-
Palavras-chave: dc.subjectColetor-
Palavras-chave: dc.subjectEcologia-
Palavras-chave: dc.subjectFemvertising-
Palavras-chave: dc.subjectMulher-
Palavras-chave: dc.subjectMulher na propaganda-
Palavras-chave: dc.subjectCiclo menstrual-
Palavras-chave: dc.subjectPropaganda-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing ecológico-
Palavras-chave: dc.subjectConsumo sustentável-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento sustentável-
Título: dc.titleMercado em ciclos: um estudo sobre mulheres, menstruação e produtos ecológicos-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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