Guia para inserção de um Currículo Funcional e Natural do curso de formação de professores no município de Belford Roxo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCabral, Luiz Mors-
Autor(es): dc.contributorLione, Viviane-
Autor(es): dc.contributorSouza, Luciane Porto Frazão de-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Manuel Gustavo Leitão-
Autor(es): dc.contributorSilva, Flávio Eduardo Pinto-
Autor(es): dc.creatorCelio, Renata Moreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:19:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:19:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-28-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30119-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768254-
Descrição: dc.descriptionO Currículo Funcional e Natural (CFN) é um instrumento que possibilita a autonomia e o desenvolvimento de habilidades essenciais aos alunos nos ambientes mais diferentes possíveis. O presente trabalho consiste na elaboração de um guia para inserção de um Currículo Funcional e Natural (CFN) no curso de formação docente. Os objetivos propostos para esse estudo foram: analisar documentos (SEEDUC/RJ e Projeto Político Pedagógico - PPP da unidade escolar e Grade Escolar) sobre o currículo adotado na prática dos profissionais que atuam na Formação de Professores, refletindo quanto aos impactos e potencial inclusivo na formação dos professorandos; explicitar conceitos relacionados à prática de um Currículo Funcional e Natural para todos os discentes; mapear o grau de conhecimento de docentes e gestores sobre currículos, especialmente o CFN e propor o Currículo Funcional e Natural nas práticas pedagógicas dos cursos de formação docente. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, exploratória, com aplicação de um questionário auto estruturado para os professores e com gestores envolvidos na formação de professores do CIEP Brizolão 380 Joracy Camargo, esta pesquisa qualitativa também foi bibliográfica com estudo sobre autores que se remetem a formação docente desde sua gênese, no contexto brasileiro; educação especial inclusiva, currículo e currículo funcional e natural. Esta investigação se propôs realizar a análise documental, a saber: Matriz Curricular e PPP da escola. O resultado foi a elaboração de um guia que conjuga a teoria sobre esse currículo, juntamente com atividades práticas para guiar as discussões sobre o CFN em sala de aula, gráficos com análises que demonstram a necessidade de um CFN na formação docente reflexão sobre os documentos oficiais oportunizarem esse currículo em sua estrutura. Acreditamos que esse guia pode ser uma ferramenta capaz de apresentar esse currículo para futuros professores, com benefícios para a prática docente inclusiva.-
Descrição: dc.descriptionThe Functional and Natural Curriculum (CFN) is an instrument that enables autonomy and the development of essential skills for students in the most diverse environments possible. The present work consists of the elaboration of a guide for the insertion of a Functional and Natural Curriculum (CFN) in the teacher training course in the municipality of Belford-Roxo. Through document analysis, interviews with students and managers involved in the training of teachers at CIEP Brizolão 380 Joracy Camargo, we seek to draw a picture of the approach given to the Functional and Natural curriculum throughout the training of future teachers. Based on data analysis, we developed strategies for teaching CFN in teacher training courses. The result was the development of a guide that combines theory about this curriculum, along with practical activities to guide discussions about CFN in the classroom. We believe that this guide can be a tool capable of presenting this curriculum to future teachers, with benefits for inclusive teaching practice.-
Descrição: dc.description157 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo Funcional Natural, Educação Inclusiva, Formação Docente-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva, Educação especial, Pessoa com deficiência, Currículo, Formação de professor-
Palavras-chave: dc.subjectNatural Functional Curriculum, Inclusive Education, Teacher Training-
Título: dc.titleGuia para inserção de um Currículo Funcional e Natural do curso de formação de professores no município de Belford Roxo-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.