
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Marins, Pedro de Nogueira | - |
| Autor(es): dc.creator | Dassie, Bruno Alves | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:19:21Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:19:21Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21953 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768240 | - |
| Descrição: dc.description | Este texto apresenta resultados de uma pesquisa realizada para ao desenvolvimento de uma Dissertação de Mestrado na Universidade Federal Fluminense, que teve por objetivo realizar um mapeamento de experiências do Movimento da Matemática Moderna (MMM) no Centro Educacional de Niterói (CEN), na década de 1970. Para isso, foram tomadas como fonte de pesquisa alguns documentos oficiais do CEN, entrevistas com ex-professores e coordenadores da escola, os Cadernos Pedagógicos do CEN e artigos da imprensa periódica. Foram observados, como resultado, movimentações diferenciadas, influenciadas tanto pelas propostas de Georges Papy quanto pelas de Zoltan Dienes. Acredita-se que, com esta pesquisa, a rede de relações estabelecidas neste momento de reformulações curriculares no estado do Rio de Janeiro tenha sido ampliada, especialmente no entendimento de mais uma vertente institucional e de relações pessoais reveladas. | - |
| Descrição: dc.description | Sim | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | UFRN | - |
| Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Centro Educacional de Niterói | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática Moderna | - |
| Palavras-chave: dc.subject | História da Educação Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de matemática - História - Niterói | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Centro Educacional de Niterói | - |
| Título: dc.title | Três experiências escolares da Matemática Moderna na década de 1970: o caso do Centro Educacional de Niterói | - |
| Título: dc.title | Three school experiments in Modern Mathematics in the 1970s: the case of Centro Educacional de Niterói | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Anais de Evento | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: