Proposta para a padronização dos serviços de bibliotecas escolares: um estudo de caso no Colégio Pedro II

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorReis, Augusto da Cunha-
Autor(es): dc.contributorMéxas, Mirian Picinini-
Autor(es): dc.contributorMelo, Valdir Agustinho de-
Autor(es): dc.creatorFagundes, Leonardo de Jesus Loura-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:19:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:19:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-08-28-
Data de envio: dc.date.issued2017-08-28-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4317-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768236-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa objetivou padronizar o processo de Marketing das bibliotecas escolares (BEs) do Colégio Pedro II (CPII) à luz da engenharia de processos de negócios sob o viés das ferramentas de qualidades Diagrama de Ishikawa e Matriz SWOT. Para tanto, escolheu-se o ciclo de vida de Kirchmer como parâmetro para a modelagem dos processos nas BEs, assim como utilizou-se de uma metodologia mais participativa, conhecida como pesquisa-ação. Lançou-se mão de alguns instrumentos de coleta de dados, tais como: questionário; entrevista; reuniões; e grupo de trabalho. A modelagem do processo selecionado foi realizada via software Bizagi, cuja metodologia é Business Process Model and Notation (BPMN). Fez-se a análise dos dados do processo de Marketing no estado atual (As Is) e uma prospecção futura do estado desejado (To Be). Conquanto, utilizou-se dos instrumentos de qualidade para averiguação do estado atual do processo escolhido. Por fim, propôs-se a implementação do deste processo, com ênfase em projetos, a todas as BEs, com a subdivisão de projetos de cunho "permanente" e "itinerante", de forma a dar maior visibilidade a quem serve - os agentes sociais de transformação - e a quem é servido. Conclui-se que o processo em questão é insipiente e incipiente dentre os processos identificados nas BEs do CPII e as do Brasil, demandando mais esforços para a sua consecução efetiva e servindo de modelo para outras unidades de informação.-
Descrição: dc.descriptionThis study aimed to analyze the process of Marketing of the school libraries (BEs) of the Colégio Pedro II (CPII) in the light of Engineering Business Processes under the bias of quality tools Ishikawa Diagram and SWOT Matrix. Therefore, the Kirchmer life cycle was chosen as a parameter for the modeling of processes in BEs, and a more participatory methodology known as action-research was used. This study employed some data collection tools such as the questionnaire, interview, meetings, and working group. The review of the applied literature was developed through influences of best practices under a foreign national scope, following precepts of bibliographic and documentary level research. The modeling of the selected process was carried out through software Bizagi, the methodology in which is Business Process Model and Notation (BPMN). There was an analysis of data from the Marketing process in the current state (As Is) and a future prospect of the desired state (To Be). However, the both quality instruments were used to investigate the current state of the choosen process. Finally, the implementation of the Marketing process, with an enphasis on projects, to all BEs work, with the subdivision of "permanent" and "itinerant" projects, in order to give greater visibility to those who serve - social processing agents - and those who are served. It was concluded that the process in question is incipient and very limit from the processes identified in the BEs of CPII and other information units in Brazil, demanding more efforts for their effective achievement and serving as a model for other librarys.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectGestão de processos-
Palavras-chave: dc.subjectModelagem de processos-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteca escolar-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa-ação-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing de bibliotecas-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteca escolar-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing de biblioteca-
Palavras-chave: dc.subjectProcess management-
Palavras-chave: dc.subjectProcess modeling-
Palavras-chave: dc.subjectSchool library-
Palavras-chave: dc.subjectAction-research-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing libraries-
Título: dc.titleProposta para a padronização dos serviços de bibliotecas escolares: um estudo de caso no Colégio Pedro II-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.