Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Moraes, Claudia Corrêa de Almeida | - |
Autor(es): dc.contributor | Lidizia, Carlos Alberto Soares | - |
Autor(es): dc.contributor | Cheibub, Bernardo Lazary | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Vanessa Vinhas dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:19:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:19:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-10-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-10-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/4804 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768226 | - |
Descrição: dc.description | Os atrativos turísticos culturais, como os museus, recebem diversos tipos de públicos, entre eles, os com deficiência intelectual. Na cidade de São Paulo, a Pinacoteca do Estado de São Paulo é um museu que tem em seu programa educativo ações voltadas ao visitante com deficiência intelectual. A relação entre um atrativo turístico cultural e os visitantes com deficiência intelectual foi objeto de estudos deste trabalho, que se propõe identificar como se estrutura a visitação para esse público em museus. Optou-se pela pesquisa qualitativa e como método a observação participante durante uma visita de grupo de deficientes intelectuais, acrescida de entrevista com uma das responsáveis pelo programa educativo para públicos especiais do atrativo turístico. Os resultados indicam que o setor educativo do museu promove ações para receber grupos de escolares especiais como parte de programas curriculares. No entanto, ainda não possui projetos e programas que têm como foco o visitante/turista espontâneo deficiente intelectual. Sugere-se ações que possam ser implementadas para atender a esse público de forma mais específica | - |
Descrição: dc.description | Cultural tourist attractions, such as museums, receive different types of public, including those with intellectual disabilities. In the city of São Paulo, the Pinacoteca of the State of São Paulo is a museum that has in its educational program actions aimed at the visitor with intellectual disability. The relationship between a cultural tourism attraction and visitors with intellectual disabilities was the object of studies of this work, which aims to identify how the visitation for this public in museums is structured. Qualitative research was chosen as a participant observation method plus an interview with one of the people responsible for the educational program for special publics of the tourist attraction. The results indicate that the educational sector of the museum promotes actions to receive special groups of students as part of curricular programs. However, it does not yet have projects and programs that focus on the spontaneous intellectual visitor / tourist. It is suggested actions that can be implemented to serve this public in a more specific way | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Museu | - |
Palavras-chave: dc.subject | Turismo cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pessoa com deficiência intelectual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pinacoteca do Estado de São Paulo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pessoa com deficiência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Turismo cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pinacoteca do Estado (SP) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Museu | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Museum | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultural tourism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Person with intellectual disability | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pinacoteca of the State of São Paulo | - |
Título: dc.title | A inclusão de visitantes com deficiência intelectual no atrativo turístico cultural Pinacoteca do Estado de São Paulo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: