Reflexão acerca das "novas" concepções pedagógicas e os possíveis impactos nas práticas educativas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Rodrigo Torquato da-
Autor(es): dc.contributorSilva, Rodrigo Torquato da-
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Anderson Xavier Tibau-
Autor(es): dc.contributorSerra, Dayse Carla Genero-
Autor(es): dc.creatorANDRADE, Dayana Oliveira Muniz de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:19:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:19:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-31-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30161-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768222-
Descrição: dc.descriptionEssa pesquisa tem como objetivo geral analisar os impactos das concepções pedagógicas e práticas educativas no processo de formação dos educandos (as) e especificamente se pretende investigar o processo de evolução histórica das concepções pedagógicas dos últimos anos; identificar as principais abordagens teóricas adotadas nas escolas públicas brasileiras e descrever o papel do professor e dos estudantes diante as novas concepções e práticas educativas. A metodologia adotada para sua construção é bibliográfica e de cunho qualitativo, pois para sua constituição foi necessário fazer uma coleta de material bibliográfico e submetê-lo a um processo de análise hermenêutica. O material coletado foi extraído de periódicos, bibliotecas digitas e livros que permitiram chegar a constatação de que tanto as novas concepções pedagógicas quanto às práticas educativas que hoje estão sendo empregadas em algumas escolas brasileiras, ainda que timidamente estão impactando de forma positiva na formação intelectual das crianças.-
Descrição: dc.descriptionThis research's main goal is to analyze the impacts of the pedagogical conceptions and educational methods in the teachers' formation process and specifically intends to investigate the process of historic evolution of the pedagogical conceptions over the last years; identify the main theoretical approaches used at the brazilian public schools and describe the function of the professor up to new conceptions and educational methods. The methodology used to it's construction is bibliographical and of educational nature, because in order to constitute it, it was necessary to collect bibliographical data and submit it to a hermeneutic analysis process. The data was extracted from articles, digital libraries and books that allowed the confirmation that both new pedagogical conceptions and educational methods currently used at some brazilian schools still timidly impact positively in child's intellectual formation.-
Descrição: dc.description33-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectConcepções pedagógicas-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas educativas-
Palavras-chave: dc.subjectFormação intelectual dos estudantes-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogical conceptions-
Palavras-chave: dc.subjectEducational methods-
Palavras-chave: dc.subjectStudents' intellectual formation-
Título: dc.titleReflexão acerca das "novas" concepções pedagógicas e os possíveis impactos nas práticas educativas-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.