Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fernandes, Marcia Paraquett | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:35968965922 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790614U6 | - |
Autor(es): dc.contributor | Nascimento, Magnólia Brasil Barbosa do | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:95682358422 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798203J2&dataRevisao=null | - |
Autor(es): dc.contributor | Diez, Xoán Carlos Lagares | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:11690875522 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758659Y0 | - |
Autor(es): dc.contributor | Amaral, Solange Mello do | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:71534256022 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4216891724540784 | - |
Autor(es): dc.contributor | Torres, Norma Beatriz | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:14778432022 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7041541663127735 | - |
Autor(es): dc.contributor | Teixeira, Livia Maria de Freitas Reis | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:56897859622 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798481J1 | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Leda de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:19:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:19:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-07-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-02-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/18486 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768219 | - |
Descrição: dc.description | This thesis, whose area is language studies, including Applied Linguistics considered as a science that imporves the effectiveness of the use of language, in this case, understood as a reflection of a certain culture and a certain social behavior, is an attempt to answer the following question: why work and how to work the cultural component of Hispanic America, in the learning of Spanish as a Foreign Language (E/LE), with adult learners in a training course for teachers? The methodology used was qualitative and descriptive in its nature, and the search took place with students of a private college in the city of Rio de Janeiro, whose teaching project guided the production of a specific educational material, also analised by us. Therefore, the theoretical basis which served to the search led to the discussion of issues relevant to that proposal, leading us to define notions about culture and cultural identity of Hispanic America, understood as border area between the language-culture of the foreing language and the language-culture of the apprentices mother language. These theoretical concepts were seen as key elements to learning of E/LE by Brazilians, taking as reference a cultural approach. The analysis of the instruments of search (a questionnaire and a textbook) has been guided by two concerns: our interest in understanding the conception of Hispanic America and Latin America these instruments worked with, and if the apprentices felt themselves inserted in this cultural context. And the result of the analysis has shown that those subjects recognize the differences between Latin American peoples, are aware and proud of belonging to the cultural community, in addition to having changed old limiting conceptions. Therefore, we concluded that the knowledge and understanding of different cultural identities of Latin America contribute to the training of teachers of E/LE making them more aware of Latin American identities and the place teachers of E/LE occupy, in this context, as brazilian citizens. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | Esta tese, que se situa na área de Estudos de Linguagem e que compreende a Lingüística Aplicada como uma ciência que tem como propósito melhorar a eficácia do uso da língua, entendida como reflexo de uma cultura e de determinado comportamento social, procurou responder à seguinte pergunta: por que e como trabalhar o componente cultural hispano-americano na aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE), com aprendizes adultos em um curso de formação de professores? A metodologia utilizada foi qualitativa e de caráter descritivo, e a pesquisa realizouse com alunos de uma faculdade privada da cidade do Rio de Janeiro, cujo projeto pedagógico orientou a produção de um material didático específico, também analisado por nós. Por isso mesmo, a base teórica que serviu à pesquisa foi propícia à discussão de questões pertinentes àquela proposta, levando-nos a definir concepções sobre cultura e identidade cultural do universo hispano-americano, entendido como espaço fronteiriço entre a língua-cultura da língua estrangeira e a língua-cultura materna dos aprendizes. Essas concepções teóricas foram vistas como elementos fundamentais à aprendizagem de E/LE por brasileiros, tomando-se como referência uma abordagem cultural. A análise dos instrumentais da pesquisa (um questionário e um livro didático) foi orientada por duas preocupações: interessou-nos perceber com que concepção de hispano-americano e latino-americano esses instrumentais trabalhavam; e se os aprendizes se viam inseridos nesse contexto cultural. E o resultado das análises nos mostrou que aqueles sujeitos reconhecem as diferenças entre os povos latinoamericanos; têm consciência e orgulho de pertencerem a essa comunidade cultural; além de terem reformulado antigas concepções limitadoras. Portanto, chegou-se à conclusão de que o conhecimento e a compreensão de diferentes identidades culturais da América Espanhola contribuem para a formação de professores de E/LE mais conscientes quanto às identidades latino-americanas e ao lugar que ocupam, nesse contexto, como cidadãos brasileiros. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Letras | - |
Publicador: dc.publisher | letras | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudos linguísticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudos de linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua estrangeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Espanhol | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | latino-americano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hispano-americano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching and learning of spanish | - |
Palavras-chave: dc.subject | Training of teachers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultural component | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hispanic America | - |
Palavras-chave: dc.subject | Latin America | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | O componente cultural hispano-americano na formação de professores de espanhol como língua estrangeira (E/LE) no Brasil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: