Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Araujo, Fernando Oliveira de | - |
Autor(es): dc.contributor | Abreu, Christyane Gerth Silveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Figueiredo, Marcelo Gonçalves | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva Filho, Sergio Jose Mecena da | - |
Autor(es): dc.creator | Barros, Mariana La Croix | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:19:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:19:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-01-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-01-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/8335 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768213 | - |
Descrição: dc.description | A partir de 2012, o mercado de educação brasileiro, em especial o de cursinhos pré-vestibular, foi impactado pela mudança no sistema de seleção das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), nas quais passaram a adotar, em sua maioria, somente o ENEM como método de entrada. Assim, o modelo de educação baseado em disciplinas específicas deu lugar à interdisciplinaridade e cursos convencionais precisaram se adaptar e se restabeler no mercado com diferentes estratégias. O foco deste tabalho envolve um estudo em um curso pré-vestibular, situado em Niterói, na cidade do Rio de janeiro, que teve sua demanda de alunos diminuída, a partir de 2012, e enfrenta dificuldades de se reposicionar ante às mudanças no macro ambiente. Dessa forma, o presente estudo objetivou realizar um diagnóstico interno da organização, identificando inicialmente o perfil do empreendedor/proprietário; a visão dos principais stakeholders – alunos, ex-alunos, pais de alunos e professores, além de realizar um diagnóstico externo, analisando alguns de seus concorrentes. Com os resultados obtidos, foi possível identificar as principais características empreendedoras do proprietário, constatar fatores que contribuíram para o desempennho aquém ao esperado do curso, com base na análise dos GAPs entre expectativa e percepção dos stakeholders e dados qualitativos. A partir disso, foram elaboraradas propostas de melhorias para o aprimoramento na qualidade do curso estudado | - |
Descrição: dc.description | Since 2012, the Brazilian education market, especially the pre-university entrance examination, was impacted by the change in the system of selection of Higher Federal Education Institutions (IFES), which started to adopt ENEM as entrance method. So, the model of education based on specific disciplines gave way to interdisciplinary and conventional courses needed to adapt and re-establish themselves in the market with different strategies. The focus of this study involves a study in a pre-college course, located in Niterói, in the city of Rio de Janeiro, which has had its demand for students diminished since 2012, and faces difficulties in repositioning itself to changes in the macro environment. Thus, the present study aimed to perform an internal diagnosis of the organization, initially identifying the profile of the entrepreneur / owner; the vision of the main stakeholders - students, ex students, parents of students and teachers, besides conducting an external diagnosis, analyzing some of its competitors. With the results obtained, it was possible to identify the main entrepreneurial characteristics of the owner, to verify factors that contributed to the performance of the course below expected, based on the analysis of GAPs between the expectation and perception of the stakeholders and qualitative data. From this, proposals for improvement were developed to improve the quality of the course studied | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curso pré-vestibular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Perfil do empreendedor | - |
Palavras-chave: dc.subject | SERVQUAL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise de mercado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diagnóstico empresarial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Qualidade de serviço | - |
Palavras-chave: dc.subject | Servqual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exame Nacional do Ensino Médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa de mercado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pre-college course | - |
Palavras-chave: dc.subject | Entreperneur profile | - |
Palavras-chave: dc.subject | Market analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | SERVQUAL | - |
Título: dc.title | Diagnóstico organizacional e mercadológico para apoiar o reposicionamento estratégico de curso preparatório ao ENEM em Niterói/RJ | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: