Uma proposta de educação ambiental utilizando o lixo como tema interdisciplinar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEigenheer, Emílio Maciel-
Autor(es): dc.contributorCPF:70989977722-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721981Y6-
Autor(es): dc.contributorSilva, Janie Garcia da-
Autor(es): dc.contributorCPF:53311111122-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0853766455572489-
Autor(es): dc.contributorCosta, Renata de Sá Osborne da-
Autor(es): dc.contributorCPF:45565576722-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790951D4-
Autor(es): dc.creatorDacache, Fabiana Modesto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:19:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:19:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2009-05-27-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2004-02-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18368-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768203-
Descrição: dc.descriptionThe environmental problem holds some political, economical, cultural, and social questions, not only ecological ones. The environmentalist movement is a historical movement which discusses issues, all of them involved with environmental concerns. To achieve behavioral changes in the society, in order to make people more conscious about environmental problems, environmental education is seen as the best strategy. Environmental education theory should not become another discipline inserted in the formal educational curriculum, but the environment should, as a transversal theme, permeate all disciplines trying to achieve an interdisciplinary status. It is so much so that interdisciplinary actions have been appoint as the main strategy to reach true real world knowledge within its whole complexity. Nevertheless, difficulties have been impeding the adoption of this practice. Capra (2003) defend that to obtain the sustentable society its necessary teacher the basics principles of ecology, which he calls ecological alphabet and this education must be did by projects. Among environmental themes, the garbage is one of the most worrisome. Thus, this work proposes a series of procedures which try an environmental education with interdisciplinary focus, to get the ecological alphabet, using garbage as generating theme. It also narrates a pilot experience accomplished in two schools in which elementary teaching classes were made more sensitive and discussed the question of the garbage in a more complex manner than the one it uses to be approached in schools. At the end of the work, it was possible to evaluate and conclude that the theme garbage provides an excellent interdisciplinary exercise, leading students to try to find solutions for questions related to garbage, using the different disciplines as tools, besides leading us to understand the basics principles of ecology-
Descrição: dc.descriptionA problemática ambiental abrange uma série de questões de ordem política, econômica, cultural, social e não apenas as de ordem ecológica. O movimento ambientalista é um movimento histórico que busca discutir uma série de questões, todas envolvidas com a preocupação ambiental. Para se alcançar uma transformação de hábitos na sociedade, a fim de conscientizar as pessoas dos problemas ambientais, a educação ambiental tem sido apontada como melhor estratégia. Na teoria a educação ambiental não deveria se tornar mais uma disciplina do currículo da educação formal, e sim, o meio ambiente deveria, como tema transversal, permear todas as disciplinas em busca de uma interdisciplinaridade. A interdisciplinaridade vem sendo apontada como principal estratégia para se alcançar um verdadeiro conhecimento do mundo real com toda sua complexidade. Apesar disso uma série de dificuldades impedem a adoção desta prática. Capra (2003), defende que para se alcançar uma sociedade sustentável é necessária uma educação que ensine os principios básicos da ecologia, o que ele chama de alfabetização ecológica e acredita que esta educação deve ser realizada através de projetos. Dentre todos os problemas ambientais, o do lixo é um dos mais preocupantes. Assim sendo, este trabalho propõe uma série de procedimentos que buscam uma educação ambiental com enfoque interdisciplinar, para se alcançar a alfabetização ecológica, utilizando o lixo como tema gerador. Narra, também, experiências realizadas em dois colégios nos quais turmas de ensino fundamental foram sensibilizadas e discutiram a questão do lixo de uma forma mais complexa do que a que vem sendo abordada pelas escolas. Ao final do trabalho, foi possível avaliar e concluir que o tema lixo proporcionou um ótimo exercício de interdisciplinaridade, levando os alunos a tentar solucionar questões ligadas ao lixo, utilizando as diversas disciplinas como ferramentas, alem de levá-los a compreensão dos princípios básicos da ecologia.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Ciência Ambiental-
Publicador: dc.publisherMultidisciplinar-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinaridade-
Palavras-chave: dc.subjectResíduos sólidos-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental education-
Palavras-chave: dc.subjectInterdiscplinarity-
Palavras-chave: dc.subjectSolid residues-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS-
Título: dc.titleUma proposta de educação ambiental utilizando o lixo como tema interdisciplinar-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.