Identidades que tememos: os ritos da distopia

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Autor(es): dc.contributorCardoso, André Cabral de Almeida-
Autor(es): dc.contributorMarques, Eduardo Marks de-
Autor(es): dc.contributorCruz, Sonia Regina Aguiar Torres da-
Autor(es): dc.contributorPortilho, Carla de Figueiredo-
Autor(es): dc.contributorSilva, Pedro Puro Sasse da-
Autor(es): dc.creatorTardin, Lucas de Barros-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:19:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:19:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-01-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-01-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25510-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768178-
Descrição: dc.descriptionA vida humana em sociedade é orientada por diversas funções, ou papéis, que os indivíduos desempenham no jogo social. Tais identidades sociais são forjadas e mantidas através de ritos, comumente utilizados como meio de transmissão da ideologia do Estado para seus cidadãos, que têm a função de organizá-los e mantê-los dentro das diretrizes de controle que reproduzem os valores hegemônicos da sociedade. O gênero distópico, por manifestar paradigmas extremados tanto de controle como de revoltas contra esse controle, contém exemplos de profunda riqueza para a análise de tais ritos e, através deles, para a investigação da estrutura de cada distopia, servindo como via de acesso para seus arcabouços ideológicos. Tomando como objetos primários 1984, de George Orwell, e Fahrenheit 451, de Ray Bradbury, este estudo tem o objetivo de demonstrar a contribuição da análise dos ritos como ponto focal da investigação de obras literárias e das narrativas distópicas em particular-
Descrição: dc.descriptionHuman life in a society is guided by numerous functions, or roles, that individuals play throughout the social game. These social identities are both forged and maintained by rites, commonly used as a means of transmission of the State’s ideology to its citizens, having the function of organizing and maintaining them within the control directives that reproduce hegemonic social values. In presenting extreme paradigms both of control and of revolt against this control, the dystopic genre contains a vast range of examples for a profound analysis of such rites, and, through them, for the investigation of different dystopian structures, as well as furnishing a map of their ideological framework. Having as its primary objects George Orwell’s 1984 and Ray Bradbury’s Fahrenheit 451, this work aims to demonstrate how the analysis of rites as a focal point for the study of literary works and dystopic narratives in particular can be productive.-
Descrição: dc.description134 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectRitos de Passagem-
Palavras-chave: dc.subjectDistopia-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade-
Palavras-chave: dc.subjectModernidade-
Palavras-chave: dc.subjectModernity-
Palavras-chave: dc.subjectDistopia-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade-
Palavras-chave: dc.subjectRites of Passage-
Palavras-chave: dc.subjectDystopia-
Palavras-chave: dc.subjectIdentity-
Título: dc.titleIdentidades que tememos: os ritos da distopia-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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