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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Miller, Joana | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferraz, Ana Lúcia Marques Camargo | - |
Autor(es): dc.contributor | Bonilla, Oiara | - |
Autor(es): dc.creator | Pacheco, Luan Carlos Rodrigues | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:19:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:19:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6849 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768173 | - |
Descrição: dc.description | Por meio de uma cartografia dos processos corporais capturados e agenciados pelo filme indígena pretendo pensar o corpo como dispositivo central de diferenciação e articulação no cinema Guarani-Mbya. Para tanto realizo uma análise do filme Bicicletas de Nhanderu, realizado pelo coletivo Mbya de cinema, que tem os corpos como problema intenso. O que é um corpo em tal filme? Como o modo de ser Mbya se expressa nos corpos filmados? Quais as sensações, atitudes e posturas carregam para a tela? Neste contexto, as ideias centrais para a discussão são a noções de cinema indígena (Turner, 1993, Caixeta de Queiroz, 2008; Brasil, 2012, 2013) e o conceito de corpo (Seeger, DaMatta e Viveiros de Castro, 1979, Viveiros de Castro, 1996, Lima, 1996, Lima, 2002, Vilaça, 2005) para as sociedades ameríndias de um modo geral e para o povo Mbya (Badie 2013) em particular. Abordarei também a relação entre corpo e transformação para os Mbya no contexto das relações interétnicas geradas a partir do cinema, tomando como referência algumas questões colocadas nos trabalhos de Villaca (2000) e Miller (2015) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema indígena | - |
Palavras-chave: dc.subject | Antropologia visual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Etnologia indígena | - |
Palavras-chave: dc.subject | Guarani-Mbya | - |
Palavras-chave: dc.subject | Corporalidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indígena | - |
Palavras-chave: dc.subject | Antropologia visual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Índio Guarani | - |
Título: dc.title | Capturando corpos: notas sobre cultura e corporalidade a partir do cinema indígena guarani-mbya | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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