Capturando corpos: notas sobre cultura e corporalidade a partir do cinema indígena guarani-mbya

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMiller, Joana-
Autor(es): dc.contributorFerraz, Ana Lúcia Marques Camargo-
Autor(es): dc.contributorBonilla, Oiara-
Autor(es): dc.creatorPacheco, Luan Carlos Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:19:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:19:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-26-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-26-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6849-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768173-
Descrição: dc.descriptionPor meio de uma cartografia dos processos corporais capturados e agenciados pelo filme indígena pretendo pensar o corpo como dispositivo central de diferenciação e articulação no cinema Guarani-Mbya. Para tanto realizo uma análise do filme Bicicletas de Nhanderu, realizado pelo coletivo Mbya de cinema, que tem os corpos como problema intenso. O que é um corpo em tal filme? Como o modo de ser Mbya se expressa nos corpos filmados? Quais as sensações, atitudes e posturas carregam para a tela? Neste contexto, as ideias centrais para a discussão são a noções de cinema indígena (Turner, 1993, Caixeta de Queiroz, 2008; Brasil, 2012, 2013) e o conceito de corpo (Seeger, DaMatta e Viveiros de Castro, 1979, Viveiros de Castro, 1996, Lima, 1996, Lima, 2002, Vilaça, 2005) para as sociedades ameríndias de um modo geral e para o povo Mbya (Badie 2013) em particular. Abordarei também a relação entre corpo e transformação para os Mbya no contexto das relações interétnicas geradas a partir do cinema, tomando como referência algumas questões colocadas nos trabalhos de Villaca (2000) e Miller (2015)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCinema indígena-
Palavras-chave: dc.subjectAntropologia visual-
Palavras-chave: dc.subjectEtnologia indígena-
Palavras-chave: dc.subjectGuarani-Mbya-
Palavras-chave: dc.subjectCorporalidade-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectIndígena-
Palavras-chave: dc.subjectAntropologia visual-
Palavras-chave: dc.subjectÍndio Guarani-
Título: dc.titleCapturando corpos: notas sobre cultura e corporalidade a partir do cinema indígena guarani-mbya-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.