Análise da formulação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Médio e Técnico na modalidade campo: Pronatec Campo

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlcântara, Luciene Burlandy Campos de-
Autor(es): dc.contributorLobato, Lenaura de Vasconcelos Costa-
Autor(es): dc.contributorSouza, José dos Santos-
Autor(es): dc.creatorCarmo, Marianna de Aguiar Estevam do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:19:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:19:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-08-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-08-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/23511-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768169-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho teve como objetivo geral analisar o processo de formulação do Pronatec Campo, desde a inserção do tema Educação profissional para o campo na agenda governamental até o desenho final, com ênfase nas concepções sobre o programa e sobre Educação do Campo que estavam em disputa. Para isso, foi feita uma análise de documentos produzidos e publicizados pelos movimentos sociais ligados ao tema Educação do campo e os documentos normativos do programa. Além disso, foram entrevistados gestores e ex-gestores do programa, no âmbito do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), para perceber como foi o processo de formulação do programa em sua modalidade Campo, as disputas entre as concepções dos diferentes agentes envolvidos, as contradições e os discursos. Buscou-se fazer a análise a partir do discurso institucional, apreendendo os valores e conceitos que estavam em disputa na etapa de formulação. Percebe-se que o Pronatec Campo foi uma janela de oportunidade, onde foi possível implementar ações de formação e qualificação profissional para trabalhadores e trabalhadoras da agricultura. Por ter sido uma janela de oportunidade e não um programa pensado para as especificidades do povo do campo, as demandas dos movimentos sociais não puderam ser atendidas no âmbito do programa e a limitação de ajustes do desenho do programa não permitiu que os interesses e pleitos acumulados do povo do campo fossem atendidas, de acordo com as especificidades do rural brasileiro.-
Descrição: dc.descriptionThis study aims to analyze the Pronatec Campo construction process, from the insertion from professional education theme to the field on the government agenda until the ultimate design, with emphasis on the concepts of the program and on Rural Education that were in dispute. To achieve this results was made an analysis of documents produced and publicized by social movements linked to the field of Education theme and the normatives and prescriptive documents of the program. In addition, were interviewed managers and program of former managers, under the Ministry of Agrarian Development (MDA) and representatives of the National Confederation of Workers in Agriculture (CONTAG), to understand how was the program formulation process in its Campo mode, disputes of the different actors involved, statements, contradictions and speeches. We attempted to do the analysis from the institutional discourse, learning the values and concepts that were in dispute in the formulation stage. It is noticed that the Pronatec Campo was a window of opportunity where it was possible to implement actions of training and professional qualification for working men and women of agriculture. Having been a window of opportunity and not a program for the specifics of the agricultural population, the demands of social movements could not be granted under the program and the limitation of program design adjustments did not allow the interests and claims accumulated of the agricultural population may come achieved, according to the specifics of the Brazilian countryside-
Descrição: dc.description127f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFormulação de políticas-
Palavras-chave: dc.subjectPronatec Campo-
Palavras-chave: dc.subjectMovimentos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectEducação do Campo-
Palavras-chave: dc.subjectEducação profissional- aspecto social-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento político-
Palavras-chave: dc.subjectMovimento social-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho rural-
Palavras-chave: dc.subjectPolicymaking-
Palavras-chave: dc.subjectPronatec Campo-
Palavras-chave: dc.subjectSocial movements-
Palavras-chave: dc.subjectRural Education.-
Título: dc.titleAnálise da formulação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Médio e Técnico na modalidade campo: Pronatec Campo-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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