
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Miranda, Ana Paula Mendes de | - |
| Autor(es): dc.creator | Salvador, Bruna Russel | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:19:07Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:19:07Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-03 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28020 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768168 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho se preocupa em fazer uma análise antropológica dos processos de institucionalização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e seu estabelecimento no Brasil, assim como a introdução e processos de mudanças que desembocam na Avaliação Quadrienal do período de 2017—2020. Esta pesquisa foi feita utilizando a análise de documentos publicados pela CAPES, como: Boletins Informativos, o Plano Nacional de Pós-Graduação e outros. O enfoque deste trabalho está na compreensão do que significa a “institucionalização” da CAPES, que ao ser criada como uma “campanha” acaba se tornando uma “coordenação” com forte importância no campo das políticas públicas de educação, ao ponto de sua representação ocultar os sujeitos que a constituem. É desse modo que se pode buscar entender a frase comumente ouvida “A CAPES somos nós”. | - |
| Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | - |
| Descrição: dc.description | 90 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CAPES | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Institucionalização | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Avaliação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Documentos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Antropologia política | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Brasil. Coordenação do Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pós-graduação | - |
| Título: dc.title | “Jogo” pela excelência: a CAPES e a institucionalização da política de pós-graduação | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: