Contribuição da fonologia ao processo de educação indígena apinayé

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Maria Jussara Abraçado de-
Autor(es): dc.contributorCPF:13800967522-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790587H0-
Autor(es): dc.contributorBarros, Armando Martins de-
Autor(es): dc.contributorCPF:47438568722-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4497652129344512-
Autor(es): dc.contributorMaia, Marcus Antonio Rezende-
Autor(es): dc.contributorCPF:28970600522-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5255639474753759-
Autor(es): dc.contributorMoraes, Joao Antonio de-
Autor(es): dc.contributorCPF:29080706222-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3799132338763925-
Autor(es): dc.contributorCavaliere, Ricardo Stavola-
Autor(es): dc.contributorCPF:15789464522-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782812J5-
Autor(es): dc.contributorGavazzi, Sigrid Castro-
Autor(es): dc.contributorCPF:15936869322-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786718D4-
Autor(es): dc.contributorMenezes, Vanda Maria Cardoso de-
Autor(es): dc.contributorCPF:24158965822-
Autor(es): dc.creatorAlbuquerque, Francisco Edviges-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:19:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:19:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2012-02-27-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2007-09-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17791-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768141-
Descrição: dc.descriptionIn this project, we developed a research on the phonologic inventory of the Apinayé language, considering, therefore, the external and internal working aspects in the permanent linguistic and cultural conflict that have been established during the long years of contact of the Apinayé Indians with the majority society. Likewise, we discourse on the functions and the use of the native languages and Portuguese by the Apinayé, historical and current aspects in the school education of the Apinayé, and the social cultural and linguistic reality of the communities in research, represented in our project, by the São José and Mariazinha Indian villages, the most populous Apinayé villages. In the study on the phonologic inventory of the Apinayé language, we reached different results in several areas, in the works published by Ham, up to the end of the 70 s, among which, is the fact that they do not have our description the of average posterior nasal decrease not-rounded off / / and the average open nasal vowels / / and / /, for not appearing in the data collected and analyzed, and also, for not being recognized by our informers as phonemes of their language. Based on the theoretical and methodological aspects of the descriptive linguistics, we proposed an updated view of phonemes of the Apinayé language, and, based on it, we supply subsidies for a revision of the Apinayé orthography, which goes to the meetings of the requirements of the Apinayé communities, mainly of the Indian teachers-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalho, desenvolvemos um estudo sobre o inventário fonológico da língua Apinayé, considerando, entretanto, aspectos externos e internos atuantes no permanente conflito lingüístico e cultural que se estabelece ao longo dos anos de contato dos índios Apinayé com a sociedade majoritária. Assim sendo, discorremos sobre as funções e uso das línguas materna e portuguesa pelos Apinayé, aspectos históricos e atuais da educação escolar dos Apinayé, e a realidade sociocultural e lingüística das comunidades em estudo, representadas em nosso trabalho, pelas aldeias São José e Mariazinha, as mais populosas aldeias Apinayé. No estudo sobre o inventário fonológico da língua Apinayé, chegamos a resultados que diferem, em vários pontos, dos trabalhos publicados por Ham, até fins da década de 70, dentre os quais, está o fato de não constarem em nossa descrição a nasal média baixa posterior não-arredondada / / e as vogais nasais médias abertas / e , por não figurarem nos dados coletados e analisados e, também, por não serem reconhecidos por nossos informantes como fonemas de sua língua. Com base nos aspectos teóricos e metodológicos da lingüística descritiva, propusemos, então, um quadro atualizado de fonemas da língua Apinayé e, com base nele, fornecemos subsídios para uma revisão da ortografia Apinayé, o que vem ao encontro dos anseios das comunidades Apinayé, principalmente dos professores indígenas-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Letras-
Publicador: dc.publisherletras-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLinguística e educação-
Palavras-chave: dc.subjectLínguas indígenas - Palavras e expressões-
Palavras-chave: dc.subjectFonologia-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua apinayé-
Palavras-chave: dc.subjectOralidade-
Palavras-chave: dc.subjectEscrita-
Palavras-chave: dc.subjectApinayé language-
Palavras-chave: dc.subjectPhonology-
Palavras-chave: dc.subjectOral-
Palavras-chave: dc.subjectwritten-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titleContribuição da fonologia ao processo de educação indígena apinayé-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.