A formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental no curso normal superior: uma análise da experiência de Institutos Superiores de Educação da Zona da Mata de Minas Gerais.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Waldeck Carneiro da-
Autor(es): dc.contributorCPF:82023018749-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4784115E9-
Autor(es): dc.contributorChaves, Iduína Edite Mont'alverne Braun-
Autor(es): dc.contributorCPF:03684865320-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4787230J0-
Autor(es): dc.creatorDornellas, Eliane Cerqueira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:19:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:19:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2006-07-11-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2005-06-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18402-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768127-
Descrição: dc.descriptionCette recherche met en évidence la formation des enseignants au cours normal supérieur dans la "Zona da Mata" de Minas Gerais. Le but de l'étude était de chercher les transformations dans la pratique des enseignants de l'école primaire, formés au niveau moyen, après leur entrée au cours normal supérieur. La recherche a été mise en place à partir des expériences du chercheur comme enseignant à la Fondation FAFILE de Carangola et à l'Université Président Antonio Carlos (UNIPAC), dans les communes de Carangola, Espera Feliz, Divino et Alto Jequitibá. On été analysées des données produites lors du dialogue avec des étudiantsenseignants de quatre classes différentes: deux classes du quatrième période; et autres deux classes du cinquième période. L'analyse s'est fondée sur un cadre théorique dont les notions principales sont celles de "savoir des enseignants" et "enseignant-réflexif". Pour la recherche de terrain, on a employé une enquête par questionnaire auprès des étudiants-enseignants des classes choisies; des interviews avec certains étudiants-enseignants et de l'observation des pratiques de ces mêmes agents. Ensuite, on a fait une confrontation entre les données produites par ces différents instruments. On a pu conclure que le cours normal supérieur répond à la demande de formation des maîtres au niveau supérieur, mais il ne propose pas les conditions qui permettraient la formation d'enseignants capables de maîtriser leurs pratiques; d'agir à la réflexion et de mettre en valeur les savoirs produits tout au long de leur travail quotidien à l'école.-
Descrição: dc.descriptionFocaliza-se a formação de professores no Curso Normal Superior na Zona da Mata Mineira. Objetivou-se investigar se estão ocorrendo transformações na prática de docentes formados em nível médio, na modalidade Normal, após o ingresso no Curso Normal Superior. A investigação foi desenvolvida a partir de experiências docentes acumuladas na Fundação FAFILE de Carangola e na Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC), nos municípios de Carangola, Espera Feliz, Divino e Alto Jequitibá. Foram analisados dados produzidos na interlocução com estudantes-professores de quatro turmas: duas do 4° e duas do 5.° período. A análise foi realizada a partir de referencial teórico calcado no saber docente e na caracterização do professor reflexivo. Na pesquisa de campo, utilizaram-se questionário, observações da prática docente e entrevistas. Houve o cotejo entre as respostas ao questionário e o registro das observações e entrevistas realizadas com estudantes-professores, com formação de nível médio, na modalidade Normal. Foi possível concluir que o Curso Normal Superior atende à demanda por formação em nível superior, mas não oferece condições que permitam a formação de professores, que se assumam como sujeitos de sua prática, sejam reflexivos e valorizem o saber que construíram e constituíram durante o desenvolvimento de sua prática docente em ambiente escolar.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectsaber docente-
Palavras-chave: dc.subjectprofessor reflexivo-
Palavras-chave: dc.subjectCurso Normal Superior.-
Palavras-chave: dc.subjectformation des enseignants-
Palavras-chave: dc.subjectsavoir des enseignants-
Palavras-chave: dc.subjectenseignant-réflexif-
Palavras-chave: dc.subjectcours normal supérieur.-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleA formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental no curso normal superior: uma análise da experiência de Institutos Superiores de Educação da Zona da Mata de Minas Gerais.-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.