Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Soihet, Rachel | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Juniele Rabelo de | - |
Autor(es): dc.contributor | Maciel, Laura Antunes | - |
Autor(es): dc.contributor | Lino, Sonia Cristina da Fonseca Machado | - |
Autor(es): dc.contributor | Rovai, Marta Gouveia de Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Alves, Jessika Evelyn Leitão | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:19:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:19:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/13867 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768126 | - |
Descrição: dc.description | Esse trabalho tem como objetivo analisar as relações de gênero nos filmes Aitaré da Praia (1925) e A Filha do Advogado (1926), participantes do movimento cinematográfico ocorrido em Pernambuco durante a década de 1920, considerando o cinema enquanto agente da História. Busca-se compreender a forma como essas obras representaram estereótipos femininos e masculinos, tal como abordaram temáticas relativas ao desempenho dos papeis de gênero na sociedade, feminismo, masculinidade, família, relacionamentos e defesa da honra, no período citado. Para isso, em paralelo a discussão fílmica, há utilização de fontes impressas, crônicas e arquivos pessoais, a fim de relacionar as películas ao momento cinematográfico e contexto em que esses filmes foram produzidos e pensar de que forma estiveram inseridos nos debates públicos do seu tempo, movimentando discussões, influenciando a sociedade e sendo influenciado por essa, considerando os entrecruzamentos possíveis entre gênero, cinema e História. Observouse que ambas as películas apresentaram processos de disputas sociais e estiveram envolvidas em contradições referentes a homens e mulheres de forma relacional, ou entre si mesmos, abordando aspectos relativos a uma modernidade difundida em imagens sem rompimento com conceitos, hábitos e valores conservadores e tradicionais. | - |
Descrição: dc.description | 188 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema brasileiro - aspecto histórico - 1920 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representação social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pernambuco | - |
Título: dc.title | Gênero em cena: representações no cinema pernambucano da década de 1920 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: