O grito pela terra: religiosos católicos e subalternos rurais na Amazônia Legal Brasileira, na década de 1970

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFaria, Fernando Antonio-
Autor(es): dc.contributorMotta , Márcia Maria Menendes-
Autor(es): dc.contributorMedeiros, Leonilde Sérvolo de-
Autor(es): dc.creatorCardoso, Maria Margarida Crespo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:19:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:19:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-23-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-23-
Data de envio: dc.date.issued2006-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24779-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768119-
Descrição: dc.descriptionEsse trabalho está fundamentado, sobretudo, na análise de textos produzidos pela hierarquia da Igreja Católica romana, além de outros redigidos pelo CELAM (Conselho do Episcopado Latino-americano) e pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), como também nas fontes secundárias pertinentes à participação da Igreja na luta pela terra, no Brasil. Nessas fontes foram observados os posicionamentos ideológicos e políticos da Instituição, ao mesmo tempo em que foram aparecendo conexões entre as demandas da Igreja no plano mundial com o posicionamento do clero brasileiro, repercutindo sobre o comportamento do mesmo frente às opções políticas governamentais para o campo, sobretudo, na década de 1970. Ficou constatado que a Igreja, enquanto instituição, estava dividida em frações políticas, diferentes e opostas, e no entanto, as resoluções oriundas de qualquer das frações originaram-se de demandas da hierarquia romana. Prova está que embora os “progressistas” do clero latinoamericano, particularmente o clero brasileiro, possam ter ido para além das orientações vindas do Vaticano, foi, entretanto, atendendo aos indicativos de Roma que eles foram incentivados a levar à prática a “opção preferencial pelos pobres”. Essa Dissertação de Mestrado orientou-se no sentido de buscar elementos para a confirmação da hipótese de que não sendo a Igreja um bloco monolítico de idéias, foi a ação do clero brasileiro denominado “progressista”, que resultou em uma teologia da “práxis” denominada Teologia da Libertação. Esta experiência eclesial ocorrida no mundo rural, na região da Amazônia Legal, na década de 1970, representou um marco histórico de curta duração relativa à participação da Igreja junto ao movimento social rural, embora tenha dado destaque à Instituição frente a um dos problemas do Brasil de longa duração: a permanência do latifúndio como gerador da questão agrária.-
Descrição: dc.descriptionThis work is based, overall, on the analysis of documents produced by the Roman Catholic Church, by Latin American Bishop Council (CELAM) and by National Bishops´ Conference of Brazil (CNBB), as well as other secondary sources on the participation of the Church in the struggle for rural land in Brazil. Through these sources, it was possible to overview the ideological and political stands of the institution, and, at the same time, the links between the demands from the Church at global level and the stands by the Brazilian clergy, influencing the latter´s behaviour in relation to the Brazilian government´s agrarian policies, particularly in the 1970s. It was possible to verify that the Church, as an institution, have been divided in different and opposed political wings, but all decisions from any of the internal groups had have their origins in specific demands from the Roman hierarchy. A demonstration of this is that the so called “progressists” of the Latin American clergy, and in particular the Brazilian one, even reaching beyond the Vatican guidelines, have done so attending the Roman call to put in practice the so called “preferential option for the poor”. This Master dissertation aimed at finding elements to confirm the hypothesis that, not being the Church a monolitic block of ideas, the Brazilian “progressist” clergy´s practice have been the main driving factor which led to a praxis theology, called Liberation Theology. The largest church experience in the rural world has happened in the Legal Amazon area, particularly in the 1970s. Although this experience have been a short but key landmark in the process of the Church´s participation in the rural social movements, it highlighted the importance of the Catholic Church in face with a long duration Brazilian problem, concerning the permanence of the latifundium as the source of the so called “agrarian issue” in the country.-
Descrição: dc.description132 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTeologia da libertação-
Palavras-chave: dc.subjectMovimento social rural-
Palavras-chave: dc.subjectReforma agrária-
Palavras-chave: dc.subjectIgreja-
Palavras-chave: dc.subjectProblema social-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Título: dc.titleO grito pela terra: religiosos católicos e subalternos rurais na Amazônia Legal Brasileira, na década de 1970-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.